O Programa Tutores e a Integração dos Calouros na FMUSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellodi,Patrícia Lacerda
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300204
Resumo: Resumo: Em 2002, em seu segundo semestre de implantação, o Programa Tutores FMUSP participou ativamente da integração dos calouros à faculdade, e esse momento foi avaliado pela coordenação. Calouros e tutores receberam questionários com perguntas semelhantes, e suas percepções da experiência foram comparadas. Nesse primeiro encontro, a maioria dos tutores relatou que os calouros estabeleceram uma boa relação com a figura do tutor, e apenas uma minoria mostrou-se desmotivada e sem interesse. Houve também, segundo grande parte dos tutores, uma boa integração e relação entre os veteranos e os calouros; por meio de troca de experiências, apoio, conselhos; brincadeiras. Este primeiro encontro foi considerado bastante satisfatório ('excelente/bom') tanto para os tutores quanto para os calouros. Para os tutores e também, especialmente, para os calouros, a principal razão de insatisfação disse respeito a grupos com pequeno comparecimento e participação dos demais alunos veteranos. Os relatos mostraram claramente uma relação de mão dupla entre o Programa Tutores e a integração do calouro FMUSP. A Tutoria mostrou-se um ingrediente importante, ao ampliar a rede de suporte na instituição, e o calouro, por sua vez, um elemento que traz “vida nova” ao grupo, incrementando a motivação e a dinâmica grupal.
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