O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellodi,Patrícia Lacerda
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300205
Resumo: Resumo: Na seleção de professores da FMUSP para o Programa Tutores foram investigadas, em um subgrupo de candidatos, as representações associadas ao futuro papel de tutor. As respostas foram categorizadas tendo como eixo de análise dois pontos: 1) a simetria ou assimetria na relação tutor-aluno; e 2) a esfera de atuação do tutor (ampla ou puramente acadêmica). Nas associações produzidas, predominaram relações assimétricas, especialmente aquelas referentes a papéis profissionais (orientador e conselheiro) e a papéis afetivo-familiares (principalmente o da figura paterna). Nas associações de caráter relacional simétrico, foram enfatizados os aspectos de vínculo, proximidade, apoio, suporte, disponibilidade e amizade entre tutor e aluno. Aspectos negativos associados ao papel do tutor (disciplina, repressão) foram pouco explicitados pelo grupo como um todo. Não surgiram diferenças estatisticamente significativas entre os candidatos do sexo masculino e do sexo feminino em nenhuma das categorias, mas observou-se uma tendência de os homens se concentrarem mais nos papéis profissionais e 35 mulheres nos papéis afetivo-familiares. As esferas de atuação dos diferentes papéis apresentados explicitaram principalmente ações amplas, isto é, direcionadas tanto à vida acadêmica quanto à vida pessoal.
id ABEM-1_5e698f38f88e1c4596ce414091b6bb9a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022003000300205
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de SeleçãoTutoriaPapel ProfissionalSeleção PessoalEducação MédicaResumo: Na seleção de professores da FMUSP para o Programa Tutores foram investigadas, em um subgrupo de candidatos, as representações associadas ao futuro papel de tutor. As respostas foram categorizadas tendo como eixo de análise dois pontos: 1) a simetria ou assimetria na relação tutor-aluno; e 2) a esfera de atuação do tutor (ampla ou puramente acadêmica). Nas associações produzidas, predominaram relações assimétricas, especialmente aquelas referentes a papéis profissionais (orientador e conselheiro) e a papéis afetivo-familiares (principalmente o da figura paterna). Nas associações de caráter relacional simétrico, foram enfatizados os aspectos de vínculo, proximidade, apoio, suporte, disponibilidade e amizade entre tutor e aluno. Aspectos negativos associados ao papel do tutor (disciplina, repressão) foram pouco explicitados pelo grupo como um todo. Não surgiram diferenças estatisticamente significativas entre os candidatos do sexo masculino e do sexo feminino em nenhuma das categorias, mas observou-se uma tendência de os homens se concentrarem mais nos papéis profissionais e 35 mulheres nos papéis afetivo-familiares. As esferas de atuação dos diferentes papéis apresentados explicitaram principalmente ações amplas, isto é, direcionadas tanto à vida acadêmica quanto à vida pessoal.Associação Brasileira de Educação Médica2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300205Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.3-007info:eu-repo/semantics/openAccessBellodi,Patrícia Lacerdapor2021-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000300205Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-15T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
title O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
spellingShingle O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
Bellodi,Patrícia Lacerda
Tutoria
Papel Profissional
Seleção Pessoal
Educação Médica
title_short O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
title_full O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
title_fullStr O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
title_full_unstemmed O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
title_sort O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
author Bellodi,Patrícia Lacerda
author_facet Bellodi,Patrícia Lacerda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellodi,Patrícia Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Papel Profissional
Seleção Pessoal
Educação Médica
topic Tutoria
Papel Profissional
Seleção Pessoal
Educação Médica
description Resumo: Na seleção de professores da FMUSP para o Programa Tutores foram investigadas, em um subgrupo de candidatos, as representações associadas ao futuro papel de tutor. As respostas foram categorizadas tendo como eixo de análise dois pontos: 1) a simetria ou assimetria na relação tutor-aluno; e 2) a esfera de atuação do tutor (ampla ou puramente acadêmica). Nas associações produzidas, predominaram relações assimétricas, especialmente aquelas referentes a papéis profissionais (orientador e conselheiro) e a papéis afetivo-familiares (principalmente o da figura paterna). Nas associações de caráter relacional simétrico, foram enfatizados os aspectos de vínculo, proximidade, apoio, suporte, disponibilidade e amizade entre tutor e aluno. Aspectos negativos associados ao papel do tutor (disciplina, repressão) foram pouco explicitados pelo grupo como um todo. Não surgiram diferenças estatisticamente significativas entre os candidatos do sexo masculino e do sexo feminino em nenhuma das categorias, mas observou-se uma tendência de os homens se concentrarem mais nos papéis profissionais e 35 mulheres nos papéis afetivo-familiares. As esferas de atuação dos diferentes papéis apresentados explicitaram principalmente ações amplas, isto é, direcionadas tanto à vida acadêmica quanto à vida pessoal.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v27.3-007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003177779200