A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Maria das Graças
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santos,Vitorino Modesto dos, Lopes,Edison Reis, Teixeira,Vicente de Paula Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100021
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa avaliativa foi obter dados e informações referentes ao programa de pós-graduação em patologia da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (CPGP/FMTM) em Uberaba (MG) e avaliar a eficiência, eficácia e qualidade, além de suas relações com o desenvolvimento institucional. Foi realizado um levantamento de dados referente a história de vida, proposta do programa, recursos docente e discente, teses, linhas de pesquisa, espaço físico e infra-estrutura de apoio acadêmico. Na análise dos dados obtidos, foram enfocados o contexto e o produto-resultado, utilizando-se os critérios de avaliação de programa, eficiência e eficácia. Com respeito à qualidade do programa, foram considerados na avaliação a reputação, recursos, resultados e valor agregado, tendo sido estabelecida sua correlação com o desenvolvimento institucional. Os resultados deste trabalho favorecem a importância de uma revisão regular dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior em geral e, em particular, do CPGP/FMTM.
id ABEM-1_e0a39b1e03df00a9ad9bf6839bf55fdc
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000100021
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo MineiroAvaliaçãoEducação MédicaCurso de pós-graduação em MedicinaResumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa avaliativa foi obter dados e informações referentes ao programa de pós-graduação em patologia da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (CPGP/FMTM) em Uberaba (MG) e avaliar a eficiência, eficácia e qualidade, além de suas relações com o desenvolvimento institucional. Foi realizado um levantamento de dados referente a história de vida, proposta do programa, recursos docente e discente, teses, linhas de pesquisa, espaço físico e infra-estrutura de apoio acadêmico. Na análise dos dados obtidos, foram enfocados o contexto e o produto-resultado, utilizando-se os critérios de avaliação de programa, eficiência e eficácia. Com respeito à qualidade do programa, foram considerados na avaliação a reputação, recursos, resultados e valor agregado, tendo sido estabelecida sua correlação com o desenvolvimento institucional. Os resultados deste trabalho favorecem a importância de uma revisão regular dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior em geral e, em particular, do CPGP/FMTM.Associação Brasileira de Educação Médica2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100021Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.1-004info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Maria das GraçasSantos,Vitorino Modesto dosLopes,Edison ReisTeixeira,Vicente de Paula Antunespor2020-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000100021Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
title A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
spellingShingle A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
Reis,Maria das Graças
Avaliação
Educação Médica
Curso de pós-graduação em Medicina
title_short A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
title_full A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
title_fullStr A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
title_full_unstemmed A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
title_sort A Revisão de Programa de Pós-Graduação e o Desenvolvimento Institucional: Uma Experiência na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
author Reis,Maria das Graças
author_facet Reis,Maria das Graças
Santos,Vitorino Modesto dos
Lopes,Edison Reis
Teixeira,Vicente de Paula Antunes
author_role author
author2 Santos,Vitorino Modesto dos
Lopes,Edison Reis
Teixeira,Vicente de Paula Antunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Maria das Graças
Santos,Vitorino Modesto dos
Lopes,Edison Reis
Teixeira,Vicente de Paula Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação Médica
Curso de pós-graduação em Medicina
topic Avaliação
Educação Médica
Curso de pós-graduação em Medicina
description Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa avaliativa foi obter dados e informações referentes ao programa de pós-graduação em patologia da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (CPGP/FMTM) em Uberaba (MG) e avaliar a eficiência, eficácia e qualidade, além de suas relações com o desenvolvimento institucional. Foi realizado um levantamento de dados referente a história de vida, proposta do programa, recursos docente e discente, teses, linhas de pesquisa, espaço físico e infra-estrutura de apoio acadêmico. Na análise dos dados obtidos, foram enfocados o contexto e o produto-resultado, utilizando-se os critérios de avaliação de programa, eficiência e eficácia. Com respeito à qualidade do programa, foram considerados na avaliação a reputação, recursos, resultados e valor agregado, tendo sido estabelecida sua correlação com o desenvolvimento institucional. Os resultados deste trabalho favorecem a importância de uma revisão regular dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior em geral e, em particular, do CPGP/FMTM.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.1-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.1 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003185119232