A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/489 |
Resumo: | O texto analisa as características da produção docente submetida à avaliação dos Programas de Pós-Graduação. A pesquisa tem como fonte o Coleta Capes (CAPES/MEC), segundo a avaliação dos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006, e considera três Programas da Universidade Federal de Mato Grosso. Conclui que: a) o elemento chave da avaliação é o docente, sobretudo o do quadro permanente; b) os critérios de avaliação destacam a produção intelectual (que se refere às publicações qualificadas) e valorizam as publicações internacionais qualificadas; c) cresceram as atividades docentes de formação e publicações, tendendo a centralizar-se na Pós- Graduação; d) a condição do trabalho docente, de modo geral, reflete a política de avaliação dos Programas.Teacher’s work and the evaluation of the postgraduate programs: A study in the postgraduation of UFMT.AbstractThe text analyses the features of the teacher’s work submitted to the evaluation of the Postgraduate Programs. The source of the research is the Coleta Capes (CAPES/MEC), according to the evaluation of the triennials 1998-2000, 2001-2003 and 2004-2006, and takes into account three Programs of the Federal University of Mato Grosso. It concludes that: a) the key element of the evaluation is the teacher mainly of the permanent staff; b) the evaluation criteria highlights the intellectual production (which refers to the qualified publications) and gives value to the qualified international publications; c) there was an increase in the teacher’s qualification and publications mainly in the postgraduate Programs; d) the teacher’s work, in a general way reflects the evaluation policy of the Programs. Keywords: Evaluation. Postgraduate work. Teacher’s work. |
id |
UFMT-3_e7a86292b53e363821b5387b45cfabef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/489 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMTAvaliação. Pós-graduação. Trabalho docente.Pós-graduação na UFMTO texto analisa as características da produção docente submetida à avaliação dos Programas de Pós-Graduação. A pesquisa tem como fonte o Coleta Capes (CAPES/MEC), segundo a avaliação dos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006, e considera três Programas da Universidade Federal de Mato Grosso. Conclui que: a) o elemento chave da avaliação é o docente, sobretudo o do quadro permanente; b) os critérios de avaliação destacam a produção intelectual (que se refere às publicações qualificadas) e valorizam as publicações internacionais qualificadas; c) cresceram as atividades docentes de formação e publicações, tendendo a centralizar-se na Pós- Graduação; d) a condição do trabalho docente, de modo geral, reflete a política de avaliação dos Programas.Teacher’s work and the evaluation of the postgraduate programs: A study in the postgraduation of UFMT.AbstractThe text analyses the features of the teacher’s work submitted to the evaluation of the Postgraduate Programs. The source of the research is the Coleta Capes (CAPES/MEC), according to the evaluation of the triennials 1998-2000, 2001-2003 and 2004-2006, and takes into account three Programs of the Federal University of Mato Grosso. It concludes that: a) the key element of the evaluation is the teacher mainly of the permanent staff; b) the evaluation criteria highlights the intellectual production (which refers to the qualified publications) and gives value to the qualified international publications; c) there was an increase in the teacher’s qualification and publications mainly in the postgraduate Programs; d) the teacher’s work, in a general way reflects the evaluation policy of the Programs. Keywords: Evaluation. Postgraduate work. Teacher’s work.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/48910.29286/rep.v18i37.489Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 383-4012238-20970104-596210.29286/rep.v18i37reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/489/419SILVA, Maria das Graças Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/489Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
title |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
spellingShingle |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT SILVA, Maria das Graças Martins da Avaliação. Pós-graduação. Trabalho docente. Pós-graduação na UFMT |
title_short |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
title_full |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
title_fullStr |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
title_full_unstemmed |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
title_sort |
A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT |
author |
SILVA, Maria das Graças Martins da |
author_facet |
SILVA, Maria das Graças Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria das Graças Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Pós-graduação. Trabalho docente. Pós-graduação na UFMT |
topic |
Avaliação. Pós-graduação. Trabalho docente. Pós-graduação na UFMT |
description |
O texto analisa as características da produção docente submetida à avaliação dos Programas de Pós-Graduação. A pesquisa tem como fonte o Coleta Capes (CAPES/MEC), segundo a avaliação dos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006, e considera três Programas da Universidade Federal de Mato Grosso. Conclui que: a) o elemento chave da avaliação é o docente, sobretudo o do quadro permanente; b) os critérios de avaliação destacam a produção intelectual (que se refere às publicações qualificadas) e valorizam as publicações internacionais qualificadas; c) cresceram as atividades docentes de formação e publicações, tendendo a centralizar-se na Pós- Graduação; d) a condição do trabalho docente, de modo geral, reflete a política de avaliação dos Programas.Teacher’s work and the evaluation of the postgraduate programs: A study in the postgraduation of UFMT.AbstractThe text analyses the features of the teacher’s work submitted to the evaluation of the Postgraduate Programs. The source of the research is the Coleta Capes (CAPES/MEC), according to the evaluation of the triennials 1998-2000, 2001-2003 and 2004-2006, and takes into account three Programs of the Federal University of Mato Grosso. It concludes that: a) the key element of the evaluation is the teacher mainly of the permanent staff; b) the evaluation criteria highlights the intellectual production (which refers to the qualified publications) and gives value to the qualified international publications; c) there was an increase in the teacher’s qualification and publications mainly in the postgraduate Programs; d) the teacher’s work, in a general way reflects the evaluation policy of the Programs. Keywords: Evaluation. Postgraduate work. Teacher’s work. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/489 10.29286/rep.v18i37.489 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/489 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v18i37.489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/489/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 383-401 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v18i37 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215071526912 |