Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Hudson Fernando Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Lucas Alves de Brito, Venosa,Alessandra Ramos, Lourenço,Luiza Helena Madia, Baroneza,José Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200802
Resumo: Resumo: Introdução: As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Medicina visam atualizar e transformar a escola médica brasileira incentivando currículos interdisciplinares e o uso de métodos ativos de ensino. O desafio de reduzir a adoção de aulas expositivas tende a impactar tanto discentes quanto docentes, que podem ser resistentes às mudanças quando estas não são apoiadas em pesquisas com a devida reflexão crítica. Desenvolvimento: Neste artigo, apresentamos um protocolo desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília em que se utilizam dois questionários para a realização de estudos quali-quantitativos que visem avaliar a motivação e a percepção de docentes e discentes em relação aos distintos métodos de ensino e aprendizagem. O protocolo foi criado para auxiliar a compreensão da dinâmica, dos desafios e das expectativas acerca do processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: Coletar, analisar, descrever, interpretar e divulgar dados sobre a motivação e a percepção de docentes e discentes relacionadas aos distintos métodos é importante para fundamentar ações que visem promover a melhoria do ensino. O protocolo apresentado neste artigo pode ser aplicado em cenários diversos e poderá contribuir para o processo de desenvolvimento de um ensino médico mais alinhado às DCN.
id ABEM-1_e51e0483f90cf757c40ba24ac5da1e4e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000200802
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensinoEducação MédicaMétodos de EnsinoMétodo de PesquisaResumo: Introdução: As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Medicina visam atualizar e transformar a escola médica brasileira incentivando currículos interdisciplinares e o uso de métodos ativos de ensino. O desafio de reduzir a adoção de aulas expositivas tende a impactar tanto discentes quanto docentes, que podem ser resistentes às mudanças quando estas não são apoiadas em pesquisas com a devida reflexão crítica. Desenvolvimento: Neste artigo, apresentamos um protocolo desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília em que se utilizam dois questionários para a realização de estudos quali-quantitativos que visem avaliar a motivação e a percepção de docentes e discentes em relação aos distintos métodos de ensino e aprendizagem. O protocolo foi criado para auxiliar a compreensão da dinâmica, dos desafios e das expectativas acerca do processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: Coletar, analisar, descrever, interpretar e divulgar dados sobre a motivação e a percepção de docentes e discentes relacionadas aos distintos métodos é importante para fundamentar ações que visem promover a melhoria do ensino. O protocolo apresentado neste artigo pode ser aplicado em cenários diversos e poderá contribuir para o processo de desenvolvimento de um ensino médico mais alinhado às DCN.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200802Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.2-20210327info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Hudson Fernando NunesOliveira,Lucas Alves de BritoVenosa,Alessandra RamosLourenço,Luiza Helena MadiaBaroneza,José Eduardopor2022-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000200802Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-07-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
title Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
spellingShingle Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
Moura,Hudson Fernando Nunes
Educação Médica
Métodos de Ensino
Método de Pesquisa
title_short Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
title_full Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
title_fullStr Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
title_full_unstemmed Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
title_sort Uma estratégia para avaliação da percepção de docentes e discentes acerca dos métodos de ensino
author Moura,Hudson Fernando Nunes
author_facet Moura,Hudson Fernando Nunes
Oliveira,Lucas Alves de Brito
Venosa,Alessandra Ramos
Lourenço,Luiza Helena Madia
Baroneza,José Eduardo
author_role author
author2 Oliveira,Lucas Alves de Brito
Venosa,Alessandra Ramos
Lourenço,Luiza Helena Madia
Baroneza,José Eduardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Hudson Fernando Nunes
Oliveira,Lucas Alves de Brito
Venosa,Alessandra Ramos
Lourenço,Luiza Helena Madia
Baroneza,José Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Métodos de Ensino
Método de Pesquisa
topic Educação Médica
Métodos de Ensino
Método de Pesquisa
description Resumo: Introdução: As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Medicina visam atualizar e transformar a escola médica brasileira incentivando currículos interdisciplinares e o uso de métodos ativos de ensino. O desafio de reduzir a adoção de aulas expositivas tende a impactar tanto discentes quanto docentes, que podem ser resistentes às mudanças quando estas não são apoiadas em pesquisas com a devida reflexão crítica. Desenvolvimento: Neste artigo, apresentamos um protocolo desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília em que se utilizam dois questionários para a realização de estudos quali-quantitativos que visem avaliar a motivação e a percepção de docentes e discentes em relação aos distintos métodos de ensino e aprendizagem. O protocolo foi criado para auxiliar a compreensão da dinâmica, dos desafios e das expectativas acerca do processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: Coletar, analisar, descrever, interpretar e divulgar dados sobre a motivação e a percepção de docentes e discentes relacionadas aos distintos métodos é importante para fundamentar ações que visem promover a melhoria do ensino. O protocolo apresentado neste artigo pode ser aplicado em cenários diversos e poderá contribuir para o processo de desenvolvimento de um ensino médico mais alinhado às DCN.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200802
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.2-20210327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009371717632