Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200128 |
Resumo: | Resumo: Histórico: O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais. Objetivo: Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina. Métodos: Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova. Resultados: Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual. Conclusões: Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais. |
id |
ABEM-1_e6e8fcce6cb561a068b94edc418e1882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000200128 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento EspecíficoEstudantes de medicinaIndividualidadeConhecimento de resultadosResumo: Histórico: O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais. Objetivo: Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina. Métodos: Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova. Resultados: Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual. Conclusões: Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais.Associação Brasileira de Educação Médica2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200128Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.2-017info:eu-repo/semantics/openAccessPetroianu,AndySantos,Bruno Mello Rodrigues dosGonçalves,Roberto Martinspor2020-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000200128Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
title |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
spellingShingle |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico Petroianu,Andy Estudantes de medicina Individualidade Conhecimento de resultados |
title_short |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
title_full |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
title_fullStr |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
title_full_unstemmed |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
title_sort |
Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico |
author |
Petroianu,Andy |
author_facet |
Petroianu,Andy Santos,Bruno Mello Rodrigues dos Gonçalves,Roberto Martins |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Bruno Mello Rodrigues dos Gonçalves,Roberto Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petroianu,Andy Santos,Bruno Mello Rodrigues dos Gonçalves,Roberto Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de medicina Individualidade Conhecimento de resultados |
topic |
Estudantes de medicina Individualidade Conhecimento de resultados |
description |
Resumo: Histórico: O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais. Objetivo: Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina. Métodos: Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova. Resultados: Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual. Conclusões: Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200128 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.2-017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003426291712 |