Desempenho de Estudantes de Medicina em Avaliação de Conhecimento Específico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petroianu,Andy
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santos,Bruno Mello Rodrigues dos, Gonçalves,Roberto Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200128
Resumo: Resumo: Histórico: O desempenho discente dos estudantes de medicina apresenta pequena variação entre os alunos. Entretanto, alguns estudantes se destacaram dos demais, provavelmente devido a características individuais. Objetivo: Verificar se características pessoais são importantes no desempenho intelectual de estudantes de medicina. Métodos: Foram estudados 825 estudantes do 6° ano da Faculdade de estudantes de Medicina da UFMG, caracterizados de acordo com idade, sexo, lateralidade cerebral, deficiência visual e prática esportiva. O desempenho desses alunos em prova de múltipla escolha foi avaliado pela nota e tempo de realização da prova. Resultados: Os estudantes mais jovens e do sexo masculino obtiveram melhor nota na prova. Os estudantes destros aparentemente terminaram a prova em tempo menor do que os canhotos. Os alunos com deficiência visual tenderam a obter melhor nota. A prática de esportes não influenciou o desempenho intelectual. Conclusões: Os estudantes de medicina são propensos a desempenho diferenciado em exame específico, de acordo com características individuais.
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