Avaliação Quali-Quantitativa das Disciplinas Curriculares: a Experiência da Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Flávio
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Oliveira,Juliana Palma de, Ribeiro,Camila Toffoli, Patrocínio,Lucas Gomes, Lázari,Carolina dos Santos, Gomes,Mariana Gonçalves, Zanin,Eduardo José de Oliveira, Mendonça,Maria Raquel Marques Furtado de, Rodrigues,Flávia de Freitas, Vilela,Tatiana Macedo, Silveira,Glauco Costa, Júnio,Valter Alvarenga, Barcelos,Ionara Diniz Evangelista Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000100027
Resumo: Resumo: As mudanças no ensino superior, no espírito da Lei de Diretrizes e Bases, realçam a necessidade de maior flexibilização curricular a de um melhor conhecimento da realidade educacional de cada curso. Este estudo objetivou uma diagnose melhor da situação atual do Curso de Medicina da UFU, através de uma abordagem quali-quantitativa para avaliação das disciplinas curriculares. Foram usados análise documental, abordagem quantitativa com aplicação de questionário final de avaliação de disciplinas e abordagem qualitativa com observação participante de cada disciplina, realizada por dois observadores independentes. As respostas foram agrupadas em cinco áreas temáticas: processo ensino-aprendizagem, cenário de aprendizagem, relacionamento professor-aluno, ética no curso e avaliação do aluno. Há uma razoável satisfação dos alunos em relação ao modo como vêm sendo ministradas as disciplinas. Entretanto, as observações qualitativas e os registros quantitativos indicam que há um significativo espaço para a introdução de melhorias. A abordagem quali-quantitativa de avaliação permite a coleta de informações ricas e detalhadas, tendo como resultante uma visão mais integral da realidade.
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