A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molinari,Giovani José Dal Poggetto
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moreira,Paulo Celso dos Santos, Conterno,Lucieni de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110
Resumo: Resumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas.
id ABEM-1_e9e1c1675d9a5cea875d186246b6825b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000200110
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão ÉticaPropagandaIndústria FarmacêuticaPrescrição de MedicamentosÉtica MédicaResumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas.Associação Brasileira de Educação Médica2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.2-017info:eu-repo/semantics/openAccessMolinari,Giovani José Dal PoggettoMoreira,Paulo Celso dos SantosConterno,Lucieni de Oliveirapor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000200110Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-04-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
title A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
spellingShingle A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
Molinari,Giovani José Dal Poggetto
Propaganda
Indústria Farmacêutica
Prescrição de Medicamentos
Ética Médica
title_short A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
title_full A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
title_fullStr A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
title_full_unstemmed A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
title_sort A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
author Molinari,Giovani José Dal Poggetto
author_facet Molinari,Giovani José Dal Poggetto
Moreira,Paulo Celso dos Santos
Conterno,Lucieni de Oliveira
author_role author
author2 Moreira,Paulo Celso dos Santos
Conterno,Lucieni de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molinari,Giovani José Dal Poggetto
Moreira,Paulo Celso dos Santos
Conterno,Lucieni de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Indústria Farmacêutica
Prescrição de Medicamentos
Ética Médica
topic Propaganda
Indústria Farmacêutica
Prescrição de Medicamentos
Ética Médica
description Resumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.2-017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003470331904