A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110 |
Resumo: | Resumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas. |
id |
ABEM-1_e9e1c1675d9a5cea875d186246b6825b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022005000200110 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão ÉticaPropagandaIndústria FarmacêuticaPrescrição de MedicamentosÉtica MédicaResumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas.Associação Brasileira de Educação Médica2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.2-017info:eu-repo/semantics/openAccessMolinari,Giovani José Dal PoggettoMoreira,Paulo Celso dos SantosConterno,Lucieni de Oliveirapor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000200110Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-04-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
title |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
spellingShingle |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética Molinari,Giovani José Dal Poggetto Propaganda Indústria Farmacêutica Prescrição de Medicamentos Ética Médica |
title_short |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
title_full |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
title_fullStr |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
title_full_unstemmed |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
title_sort |
A Influência das Estratégias Promocionais das Indústrias Farmacêuticas sobre o Receituário Médico na Faculdade de Medicina de Marília: uma Visão Ética |
author |
Molinari,Giovani José Dal Poggetto |
author_facet |
Molinari,Giovani José Dal Poggetto Moreira,Paulo Celso dos Santos Conterno,Lucieni de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Moreira,Paulo Celso dos Santos Conterno,Lucieni de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molinari,Giovani José Dal Poggetto Moreira,Paulo Celso dos Santos Conterno,Lucieni de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Indústria Farmacêutica Prescrição de Medicamentos Ética Médica |
topic |
Propaganda Indústria Farmacêutica Prescrição de Medicamentos Ética Médica |
description |
Resumo: Os laboratórios farmacêuticos e a indústria de medicamentos estão inseridos numa economia de mercado capitalista, onde a disputa comercial e a busca por novos medicamentos (mais eficazes e com menos efeitos colaterais) tornam-se objetivos de alcançar na corrida pelo domínio mercadológico. O investimento dessas empresas privadas em novas descobertas se reflete nem aumento significativo em seu custo. Sem esse incentivo financeiro, essas pesquisas científicas seriam consideravelmente reduzidas. Para que o novo medicamento seja apresentado à categoria médica e inserido ao mercado, as indústrias utilizam técnicas e estratégias de vendas que variam desde a participação em congressos até o contato individual sob a forma de benefícios pessoais. Este e à conduta médica, tendo em vista que são constantemente influenciados pela propaganda comercial, por vantagens concedidas e pela distorção de interesses das partes envolvidas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v29.2-017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003470331904 |