Opiniões e atitudes dos médicos frente às ações promocionais da indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiaschetti, Marco Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96231
Resumo: No contexto do uso racional de medicamentos é preciso atentar para as repercussões sociais e econômicas da prescrição médica, visto que esta é influenciada por múltiplos fatores individuais e condicionantes, dentre os quais as ações de marketing farmacêutico. Sabendo-se que a indústria farmacêutica investe maciçamente na promoção de seus produtos e que estudos sugerem que estas ações influenciam a prescrição médica, este trabalho teve por objetivo analisar a vulnerabilidade dos médicos frente aos propagandistas e oferta de cortesias e amostras grátis pelos laboratórios. Para tanto, questionários foram encaminhados aos médicos de Araraquara (SP) contendo perguntas abertas, de identificação, e fechadas sobre o tema. A análise dos dados incluiu estudo de associação em algumas situações de interesse por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos se relacionam com os propagandistas (98%) por os considerarem úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%), sendo que a maioria (68%) acredita que a qualidade das informações depende do laboratório e não da marca do produto. Para 62% suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, principalmente aqueles com maior tempo de formação, enquanto 24% discordam que os médicos em geral são influenciados, assim como os recém-formados (37%). A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética destes recebimentos, 57% concordaram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Ao demonstrar relações entre classe médica e propagandistas, os resultados evidenciam que os médicos são vulneráveis às influências do marketing farmacêutico, sendo necessários...
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A análise dos dados incluiu estudo de associação em algumas situações de interesse por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos se relacionam com os propagandistas (98%) por os considerarem úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%), sendo que a maioria (68%) acredita que a qualidade das informações depende do laboratório e não da marca do produto. Para 62% suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, principalmente aqueles com maior tempo de formação, enquanto 24% discordam que os médicos em geral são influenciados, assim como os recém-formados (37%). A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética destes recebimentos, 57% concordaram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Ao demonstrar relações entre classe médica e propagandistas, os resultados evidenciam que os médicos são vulneráveis às influências do marketing farmacêutico, sendo necessários...In the context of rational use of medicines is necessary to look at social and economic repercussions of the prescription as it is influenced by many factors, including the actions of pharmaceutical marketing. Given that the pharmaceutical industry invests heavily in promoting their products and because studies suggest that these actions influence the prescription, this work aims to evaluate the vulnerability of doctors to drug promoters and the offering of gifts and free samples by the laboratories. To this end, questionnaires were sent to doctors of Araraquara (SP) with open and closed questions. Data analysis included study of the association in some situations of interest using the chi-square test. Results indicated that physicians relate to the propagandists (98%) by considering them useful (55%), but not as a main source of update (86%), and the majority (68%) believes that the quality of their information depends on the laboratory and not by the brand of the product. 62% believe that their prescriptions are not influenced by such relationships, especially those with more time for training, but only 24% disagree that doctors in general are influenced, as well as the newly formed (37%). The majority also disagrees that are influenced by courtesies (86%) or the free samples (70%) but only 38% believe their colleagues are not influenced by the samples. Concerning the ethics of these receipts, 57% agreed it appropriate when benefit patients, but only 32% when for personal use. The results demonstrate high level of relationship between physicians and drug promoters, what suggest that they are vulnerable to their influence as well as to the offering of gifts and free samples. Doctors should be cautious about industry influence. Thus restrictive legal mechanisms and other educational interventions are needed to promote the best drug prescription... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chin, Chung Man [UNESP]Mastroianni, Patricia de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiaschetti, Marco Antonio [UNESP]2014-06-11T19:28:03Z2014-06-11T19:28:03Z2009-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis77 f.application/pdfFIASCHETTI, Marco Antonio. Opiniões e atitudes dos médicos frente às ações promocionais da indústria farmacêutica. 2009. 77 f. 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