O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Simone
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lessa,Judith Kelly Abras, Xavier,Lilian Parreira Zebral, Costa,Mateus Figueredo Martins, Rabelo,Nívia Duarte Braga, Hans-Joachim,Menzel, Barreto,Aline Domingues, Silva,Ana Flávia Rodrigues da, Oliveira,Barbara Kellen Souza, Silva,Carlos Anderson Carvalho, Gomes,Fabrício Silva, Ireno,Gelmara Moraes, Braga,Isabela de Rezende, Guerra,Lorena Mara Mariz, Teixeira,Mariana Oliveira, Moreira,Pedro Henrique Vilela, Santos,Walter Júnior Lopes dos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026
Resumo: Trata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares.
id ABEM-1_f1ad95d836fc39f5f48d355e8bc6d4fd
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000200026
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vidaPET-SaúdeCentro de Saúde Cafezalsaúde públicaatenção primária à saúderelato de experiênciainterdisciplinaridadeTrata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000200026info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,SimoneLessa,Judith Kelly AbrasXavier,Lilian Parreira ZebralCosta,Mateus Figueredo MartinsRabelo,Nívia Duarte BragaHans-Joachim,MenzelBarreto,Aline DominguesSilva,Ana Flávia Rodrigues daOliveira,Barbara Kellen SouzaSilva,Carlos Anderson CarvalhoGomes,Fabrício SilvaIreno,Gelmara MoraesBraga,Isabela de RezendeGuerra,Lorena Mara MarizTeixeira,Mariana OliveiraMoreira,Pedro Henrique VilelaSantos,Walter Júnior Lopes dospor2012-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000200026Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
title O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
spellingShingle O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
Teixeira,Simone
PET-Saúde
Centro de Saúde Cafezal
saúde pública
atenção primária à saúde
relato de experiência
interdisciplinaridade
title_short O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
title_full O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
title_fullStr O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
title_full_unstemmed O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
title_sort O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
author Teixeira,Simone
author_facet Teixeira,Simone
Lessa,Judith Kelly Abras
Xavier,Lilian Parreira Zebral
Costa,Mateus Figueredo Martins
Rabelo,Nívia Duarte Braga
Hans-Joachim,Menzel
Barreto,Aline Domingues
Silva,Ana Flávia Rodrigues da
Oliveira,Barbara Kellen Souza
Silva,Carlos Anderson Carvalho
Gomes,Fabrício Silva
Ireno,Gelmara Moraes
Braga,Isabela de Rezende
Guerra,Lorena Mara Mariz
Teixeira,Mariana Oliveira
Moreira,Pedro Henrique Vilela
Santos,Walter Júnior Lopes dos
author_role author
author2 Lessa,Judith Kelly Abras
Xavier,Lilian Parreira Zebral
Costa,Mateus Figueredo Martins
Rabelo,Nívia Duarte Braga
Hans-Joachim,Menzel
Barreto,Aline Domingues
Silva,Ana Flávia Rodrigues da
Oliveira,Barbara Kellen Souza
Silva,Carlos Anderson Carvalho
Gomes,Fabrício Silva
Ireno,Gelmara Moraes
Braga,Isabela de Rezende
Guerra,Lorena Mara Mariz
Teixeira,Mariana Oliveira
Moreira,Pedro Henrique Vilela
Santos,Walter Júnior Lopes dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Simone
Lessa,Judith Kelly Abras
Xavier,Lilian Parreira Zebral
Costa,Mateus Figueredo Martins
Rabelo,Nívia Duarte Braga
Hans-Joachim,Menzel
Barreto,Aline Domingues
Silva,Ana Flávia Rodrigues da
Oliveira,Barbara Kellen Souza
Silva,Carlos Anderson Carvalho
Gomes,Fabrício Silva
Ireno,Gelmara Moraes
Braga,Isabela de Rezende
Guerra,Lorena Mara Mariz
Teixeira,Mariana Oliveira
Moreira,Pedro Henrique Vilela
Santos,Walter Júnior Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv PET-Saúde
Centro de Saúde Cafezal
saúde pública
atenção primária à saúde
relato de experiência
interdisciplinaridade
topic PET-Saúde
Centro de Saúde Cafezal
saúde pública
atenção primária à saúde
relato de experiência
interdisciplinaridade
description Trata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000200026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004971892736