O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026 |
Resumo: | Trata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares. |
id |
ABEM-1_f1ad95d836fc39f5f48d355e8bc6d4fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000200026 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vidaPET-SaúdeCentro de Saúde Cafezalsaúde públicaatenção primária à saúderelato de experiênciainterdisciplinaridadeTrata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000200026info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,SimoneLessa,Judith Kelly AbrasXavier,Lilian Parreira ZebralCosta,Mateus Figueredo MartinsRabelo,Nívia Duarte BragaHans-Joachim,MenzelBarreto,Aline DominguesSilva,Ana Flávia Rodrigues daOliveira,Barbara Kellen SouzaSilva,Carlos Anderson CarvalhoGomes,Fabrício SilvaIreno,Gelmara MoraesBraga,Isabela de RezendeGuerra,Lorena Mara MarizTeixeira,Mariana OliveiraMoreira,Pedro Henrique VilelaSantos,Walter Júnior Lopes dospor2012-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000200026Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
title |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
spellingShingle |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida Teixeira,Simone PET-Saúde Centro de Saúde Cafezal saúde pública atenção primária à saúde relato de experiência interdisciplinaridade |
title_short |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
title_full |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
title_fullStr |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
title_full_unstemmed |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
title_sort |
O PET-Saúde no Centro de Saúde Cafezal: promovendo hábitos saudáveis de vida |
author |
Teixeira,Simone |
author_facet |
Teixeira,Simone Lessa,Judith Kelly Abras Xavier,Lilian Parreira Zebral Costa,Mateus Figueredo Martins Rabelo,Nívia Duarte Braga Hans-Joachim,Menzel Barreto,Aline Domingues Silva,Ana Flávia Rodrigues da Oliveira,Barbara Kellen Souza Silva,Carlos Anderson Carvalho Gomes,Fabrício Silva Ireno,Gelmara Moraes Braga,Isabela de Rezende Guerra,Lorena Mara Mariz Teixeira,Mariana Oliveira Moreira,Pedro Henrique Vilela Santos,Walter Júnior Lopes dos |
author_role |
author |
author2 |
Lessa,Judith Kelly Abras Xavier,Lilian Parreira Zebral Costa,Mateus Figueredo Martins Rabelo,Nívia Duarte Braga Hans-Joachim,Menzel Barreto,Aline Domingues Silva,Ana Flávia Rodrigues da Oliveira,Barbara Kellen Souza Silva,Carlos Anderson Carvalho Gomes,Fabrício Silva Ireno,Gelmara Moraes Braga,Isabela de Rezende Guerra,Lorena Mara Mariz Teixeira,Mariana Oliveira Moreira,Pedro Henrique Vilela Santos,Walter Júnior Lopes dos |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira,Simone Lessa,Judith Kelly Abras Xavier,Lilian Parreira Zebral Costa,Mateus Figueredo Martins Rabelo,Nívia Duarte Braga Hans-Joachim,Menzel Barreto,Aline Domingues Silva,Ana Flávia Rodrigues da Oliveira,Barbara Kellen Souza Silva,Carlos Anderson Carvalho Gomes,Fabrício Silva Ireno,Gelmara Moraes Braga,Isabela de Rezende Guerra,Lorena Mara Mariz Teixeira,Mariana Oliveira Moreira,Pedro Henrique Vilela Santos,Walter Júnior Lopes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PET-Saúde Centro de Saúde Cafezal saúde pública atenção primária à saúde relato de experiência interdisciplinaridade |
topic |
PET-Saúde Centro de Saúde Cafezal saúde pública atenção primária à saúde relato de experiência interdisciplinaridade |
description |
Trata-se de um de relato de experiência dos monitores bolsistas e voluntários de alguns cursos da área de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no projeto PET-Saúde, sob supervisão de cinco preceptores e de um tutor do projeto realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal. O objetivo é descrever a experiência desse grupo tutorial do PET-Saúde Cafezal na promoção de hábitos saudáveis de vida. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Primária, através do acompanhamento de diferentes atividades em diversos setores da UBS Cafezal e perceberam que os aspectos mais relevantes do projeto foram o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito e ética, a observação da rotina e do funcionamento da UBS, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu-lhes um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS, uma vez que, devido ao princípio da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, são realizados diversos trabalhos em campo e desenvolvidas pesquisas com equipes multidisciplinares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000200026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004971892736 |