A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios,Izabel Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sirino,Caroline Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300401
Resumo: RESUMO O tema “humanização” tem sido cada vez mais recorrente nos serviços de saúde e nos currículos das escolas médicas. Com o propósito de compreender como alunos da graduação em Medicina percebem/interpretam a humanização nos cenários de ensino-aprendizagem da sua formação, foi realizado este trabalho de caráter qualitativo. Por meio da análise de base hermenêutica sobre entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos do sexto ano de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2010, temas da humanização foram destacados e estudados: gestão dos serviços, humanidades no ensino médico, interatividade e o próprio conceito de humanização, presentes ou não nos diversos cenários de ensino-aprendizagem. O estudo aprofunda um pouco mais a compreensão da humanização no ensino médico, podendo contribuir para seu desenvolvimento na formação em Medicina ao apontar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados junto aos alunos e a necessidade de integrar a humanização no contexto geral da formação.
id ABEM-1_f6c64d37c4c603e579ce7efa8a17dec9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000300401
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos EstudantesHumanização da AssistênciaEducação MédicaEnsinoHumanidadesRESUMO O tema “humanização” tem sido cada vez mais recorrente nos serviços de saúde e nos currículos das escolas médicas. Com o propósito de compreender como alunos da graduação em Medicina percebem/interpretam a humanização nos cenários de ensino-aprendizagem da sua formação, foi realizado este trabalho de caráter qualitativo. Por meio da análise de base hermenêutica sobre entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos do sexto ano de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2010, temas da humanização foram destacados e estudados: gestão dos serviços, humanidades no ensino médico, interatividade e o próprio conceito de humanização, presentes ou não nos diversos cenários de ensino-aprendizagem. O estudo aprofunda um pouco mais a compreensão da humanização no ensino médico, podendo contribuir para seu desenvolvimento na formação em Medicina ao apontar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados junto aos alunos e a necessidade de integrar a humanização no contexto geral da formação.Associação Brasileira de Educação Médica2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300401Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n3e00092015info:eu-repo/semantics/openAccessRios,Izabel CristinaSirino,Caroline Bragapor2016-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000300401Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
title A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
spellingShingle A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
Rios,Izabel Cristina
Humanização da Assistência
Educação Médica
Ensino
Humanidades
title_short A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
title_full A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
title_fullStr A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
title_full_unstemmed A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
title_sort A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes
author Rios,Izabel Cristina
author_facet Rios,Izabel Cristina
Sirino,Caroline Braga
author_role author
author2 Sirino,Caroline Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios,Izabel Cristina
Sirino,Caroline Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização da Assistência
Educação Médica
Ensino
Humanidades
topic Humanização da Assistência
Educação Médica
Ensino
Humanidades
description RESUMO O tema “humanização” tem sido cada vez mais recorrente nos serviços de saúde e nos currículos das escolas médicas. Com o propósito de compreender como alunos da graduação em Medicina percebem/interpretam a humanização nos cenários de ensino-aprendizagem da sua formação, foi realizado este trabalho de caráter qualitativo. Por meio da análise de base hermenêutica sobre entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos do sexto ano de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2010, temas da humanização foram destacados e estudados: gestão dos serviços, humanidades no ensino médico, interatividade e o próprio conceito de humanização, presentes ou não nos diversos cenários de ensino-aprendizagem. O estudo aprofunda um pouco mais a compreensão da humanização no ensino médico, podendo contribuir para seu desenvolvimento na formação em Medicina ao apontar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados junto aos alunos e a necessidade de integrar a humanização no contexto geral da formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300401
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n3e00092015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006061363200