Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629 |
Resumo: | O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença. |
id |
FPP-1_83875d3a2fbcf2d3d1248998526881d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/629 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicinaHumanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença.Faculdades Pequeno Príncipe2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/62910.22421/15177130-2019v20n2p9Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 9-18Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 9-181517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629/pdfCopyright (c) 2021 Renan Pontes Petinelli, Savio Aparecido Melo da Silva, Nicolas Pivoto, Thalita Bento Talizin, Maria José Sparça Salleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetinelli, Renan PontesSilva, Savio Aparecido Melo daPivoto, NicolasTalizin, Thalita BentoSalles, Maria José Sparça2022-02-14T16:53:04Zoai:ojs.168.194.69.20:article/629Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:04Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
title |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
spellingShingle |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina Petinelli, Renan Pontes Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde. |
title_short |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
title_full |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
title_fullStr |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
title_full_unstemmed |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
title_sort |
Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina |
author |
Petinelli, Renan Pontes |
author_facet |
Petinelli, Renan Pontes Silva, Savio Aparecido Melo da Pivoto, Nicolas Talizin, Thalita Bento Salles, Maria José Sparça |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Savio Aparecido Melo da Pivoto, Nicolas Talizin, Thalita Bento Salles, Maria José Sparça |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petinelli, Renan Pontes Silva, Savio Aparecido Melo da Pivoto, Nicolas Talizin, Thalita Bento Salles, Maria José Sparça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde. |
topic |
Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde. |
description |
O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629 10.22421/15177130-2019v20n2p9 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2019v20n2p9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 9-18 Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 9-18 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495448174592 |