Avaliação dos Egressos de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cirurgia
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100016 |
Resumo: | Resumo: Avaliou-se o desempenho dos alunos de programa de pós-graduação na área de cirurgia. Analisou-se a participação de cada aluno em relação ao número de publicações prévias e posteriores à titulação, vinculação do aluno com instituição de ensino superior e publicação da tese em periódico. Dentre os alunos do mestrado e do doutorado não houve diferença significativa em relação ao número de publicações antes e após à titulação. Oito (32%) alunos do mestrado eram vinculados com instituição de ensino superior, assim como cinco (100%) alunos do doutorado. Seis alunos do mestrado (24%) e três alunos do doutorado (60%) publicaram a tese na forma de artigo de revista. No presente estudo, os resultados indicaram falta de vocação para a produção por parte dos alunos do mestrado e doutorado e fraca vinculação dos alunos do mestrado às instituições de ensino superior. Esses resultados nos impulsionam a rever os critérios de admissão à pós-graduação stricto sensu. O desenvolvimento e a utilização de parâmetros para avaliar a qualidade dos egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu constituem ferramentas importantes que podem contribuir para a avaliação e aperfeiçoamento dos programas. |
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Avaliação dos Egressos de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em CirurgiaCirurgiaEducação médicaEducação de pós-graduação em medicinaResumo: Avaliou-se o desempenho dos alunos de programa de pós-graduação na área de cirurgia. Analisou-se a participação de cada aluno em relação ao número de publicações prévias e posteriores à titulação, vinculação do aluno com instituição de ensino superior e publicação da tese em periódico. Dentre os alunos do mestrado e do doutorado não houve diferença significativa em relação ao número de publicações antes e após à titulação. Oito (32%) alunos do mestrado eram vinculados com instituição de ensino superior, assim como cinco (100%) alunos do doutorado. Seis alunos do mestrado (24%) e três alunos do doutorado (60%) publicaram a tese na forma de artigo de revista. No presente estudo, os resultados indicaram falta de vocação para a produção por parte dos alunos do mestrado e doutorado e fraca vinculação dos alunos do mestrado às instituições de ensino superior. Esses resultados nos impulsionam a rever os critérios de admissão à pós-graduação stricto sensu. O desenvolvimento e a utilização de parâmetros para avaliar a qualidade dos egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu constituem ferramentas importantes que podem contribuir para a avaliação e aperfeiçoamento dos programas.Associação Brasileira de Educação Médica2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000100016Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.1-003info:eu-repo/semantics/openAccessWaisberg,JaquesGoffi,Fábio Schmidtpor2020-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000100016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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