Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601647 |
Resumo: | Resumo Este estudo foi desenvolvido no contexto da pós-graduação em Saúde e teve como objetivo analisar a percepção dos egressos da disciplina Formação Docente em Saúde em relação aos princípios da Educação Interprofissional (EIP). A EIP se compromete com uma formação que tem características marcantes: trabalho em equipe, discussão de papéis e responsabilidades, compromisso na solução de problemas, exercício permanente do diálogo e negociação na tomada de decisão. Responderam ao instrumento tipo Likert 79 egressos. Os dados receberam análise estatística e de conteúdo. O núcleo “Princípios norteadores da disciplina” indicou que trabalhar em equipe é possível e pode ser um caminho para o desenvolvimento de docentes comprometidos com a formação de profissionais de saúde alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). |
id |
UNESP-8_1305527f73db4aa81deefdc515a65d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601647 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressosEducação interprofissionalFormação docentePós-graduaçãoResumo Este estudo foi desenvolvido no contexto da pós-graduação em Saúde e teve como objetivo analisar a percepção dos egressos da disciplina Formação Docente em Saúde em relação aos princípios da Educação Interprofissional (EIP). A EIP se compromete com uma formação que tem características marcantes: trabalho em equipe, discussão de papéis e responsabilidades, compromisso na solução de problemas, exercício permanente do diálogo e negociação na tomada de decisão. Responderam ao instrumento tipo Likert 79 egressos. Os dados receberam análise estatística e de conteúdo. O núcleo “Princípios norteadores da disciplina” indicou que trabalhar em equipe é possível e pode ser um caminho para o desenvolvimento de docentes comprometidos com a formação de profissionais de saúde alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601647Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0644info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Maria Aparecida de OliveiraDemarchi,Gabriela Souza dos SantosRossit,Rosana Aparecida Salvadorpor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601647Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
title |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
spellingShingle |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Educação interprofissional Formação docente Pós-graduação |
title_short |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
title_full |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
title_fullStr |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
title_full_unstemmed |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
title_sort |
Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos |
author |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira |
author_facet |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Demarchi,Gabriela Souza dos Santos Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Demarchi,Gabriela Souza dos Santos Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Demarchi,Gabriela Souza dos Santos Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação interprofissional Formação docente Pós-graduação |
topic |
Educação interprofissional Formação docente Pós-graduação |
description |
Resumo Este estudo foi desenvolvido no contexto da pós-graduação em Saúde e teve como objetivo analisar a percepção dos egressos da disciplina Formação Docente em Saúde em relação aos princípios da Educação Interprofissional (EIP). A EIP se compromete com uma formação que tem características marcantes: trabalho em equipe, discussão de papéis e responsabilidades, compromisso na solução de problemas, exercício permanente do diálogo e negociação na tomada de decisão. Responderam ao instrumento tipo Likert 79 egressos. Os dados receberam análise estatística e de conteúdo. O núcleo “Princípios norteadores da disciplina” indicou que trabalhar em equipe é possível e pode ser um caminho para o desenvolvimento de docentes comprometidos com a formação de profissionais de saúde alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601647 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523359756288 |