Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Perim,Gianna Lepre, Abdalla,Ively Guimarães, Costa,Nilce Maria da Silva Campos, Lampert,Jadete Barbosa, Stella,Regina Celes de Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500006
Resumo: A Abem, por intermédio da Caem, toma a iniciativa de promover a avaliação das tendências de mudanças nas escolas médicas brasileiras, tendo por objetivo impulsionar a construção de um processo avaliativo, que, além de diagnosticar o momento das escolas, permita auxiliar e acompanhar a evolução das mudanças, sem perder de vista o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada à saúde da população brasileira. Este projeto conta com um instrumento que apresenta 17 vetores distribuídos em cinco eixos relevantes na formação do médico. Um destes é o das Abordagens Pedagógicas, que abrange métodos de construção e acompanhamento do processo pedagógico, buscando identificar a tendência do processo de ensino-aprendizagem, avaliativo e de orientação didático-pedagógica, verificando se é mais centrada no professor ou no estudante, com uso ou não de tutorias. Cada escola pôde se classificar como tradicional, inovadora ou avançada, de acordo com as alternativas para cada vetor que compõe o eixo.
id ABEM-1_fdd3dba7b9ed2bbf1f59a0b804f5af5f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000500006
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicasEducação médicaavaliação de programastutoriacurrículometodologiaA Abem, por intermédio da Caem, toma a iniciativa de promover a avaliação das tendências de mudanças nas escolas médicas brasileiras, tendo por objetivo impulsionar a construção de um processo avaliativo, que, além de diagnosticar o momento das escolas, permita auxiliar e acompanhar a evolução das mudanças, sem perder de vista o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada à saúde da população brasileira. Este projeto conta com um instrumento que apresenta 17 vetores distribuídos em cinco eixos relevantes na formação do médico. Um destes é o das Abordagens Pedagógicas, que abrange métodos de construção e acompanhamento do processo pedagógico, buscando identificar a tendência do processo de ensino-aprendizagem, avaliativo e de orientação didático-pedagógica, verificando se é mais centrada no professor ou no estudante, com uso ou não de tutorias. Cada escola pôde se classificar como tradicional, inovadora ou avançada, de acordo com as alternativas para cada vetor que compõe o eixo.Associação Brasileira de Educação Médica2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500006Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000500006info:eu-repo/semantics/openAccessAguilar-da-Silva,Rinaldo HenriquePerim,Gianna LepreAbdalla,Ively GuimarãesCosta,Nilce Maria da Silva CamposLampert,Jadete BarbosaStella,Regina Celes de Rosapor2009-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000500006Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-06-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
title Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
spellingShingle Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Educação médica
avaliação de programas
tutoria
currículo
metodologia
title_short Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
title_full Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
title_fullStr Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
title_full_unstemmed Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
title_sort Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas
author Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
author_facet Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Lampert,Jadete Barbosa
Stella,Regina Celes de Rosa
author_role author
author2 Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Lampert,Jadete Barbosa
Stella,Regina Celes de Rosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Lampert,Jadete Barbosa
Stella,Regina Celes de Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
avaliação de programas
tutoria
currículo
metodologia
topic Educação médica
avaliação de programas
tutoria
currículo
metodologia
description A Abem, por intermédio da Caem, toma a iniciativa de promover a avaliação das tendências de mudanças nas escolas médicas brasileiras, tendo por objetivo impulsionar a construção de um processo avaliativo, que, além de diagnosticar o momento das escolas, permita auxiliar e acompanhar a evolução das mudanças, sem perder de vista o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada à saúde da população brasileira. Este projeto conta com um instrumento que apresenta 17 vetores distribuídos em cinco eixos relevantes na formação do médico. Um destes é o das Abordagens Pedagógicas, que abrange métodos de construção e acompanhamento do processo pedagógico, buscando identificar a tendência do processo de ensino-aprendizagem, avaliativo e de orientação didático-pedagógica, verificando se é mais centrada no professor ou no estudante, com uso ou não de tutorias. Cada escola pôde se classificar como tradicional, inovadora ou avançada, de acordo com as alternativas para cada vetor que compõe o eixo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000500006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004229500928