Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Siegrid Kurzawa Zwiener dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Da Ros,Marco Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200189
Resumo: RESUMO Diferenças entre os conceitos de promoção e prevenção não estão claras para parte dos profissionais de saúde, incluindo médicos e estudantes de Medicina. Este trabalho objetivou problematizar o conceito de grupos de promoção de saúde para contribuir com o desenvolvimento da autonomia de profissionais de modo a avaliarem criticamente a maneira como vinham realizando educação em saúde e a refletirem sobre novas práticas. Foram realizados seis encontros no formato de círculos de cultura com profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Após esse trabalho, o grupo compreendeu a diferença entre promoção e prevenção. Promoção foi entendida como abordagem de condições de vida, cidadania, moradia, dinâmica familiar, como um processo que capacita para enfrentamentos, desenvolvimento do afeto, da discussão, do ouvir, do aceitar, do opinar e do oferecer. Os profissionais concluíram que é necessário desenvolver a autonomia dos grupos e indivíduos, ouvir a comunidade para compreender suas necessidades, resgatar o saber que a população possui e ver a saúde como um todo. Fatores biológicos foram relacionados à prevenção, e os sociais e psicológicos à promoção. O grupo é um instrumento importante para a promoção de saúde e deve ter uma metodologia problematizadora.
id ABEM-1_fe03edfd2f4b430543978d49765b86c7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000200189
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da SaúdeEducação em SaúdeEducação MédicaGrupos FocaisProfissional da SaúdeAutonomia PessoalRESUMO Diferenças entre os conceitos de promoção e prevenção não estão claras para parte dos profissionais de saúde, incluindo médicos e estudantes de Medicina. Este trabalho objetivou problematizar o conceito de grupos de promoção de saúde para contribuir com o desenvolvimento da autonomia de profissionais de modo a avaliarem criticamente a maneira como vinham realizando educação em saúde e a refletirem sobre novas práticas. Foram realizados seis encontros no formato de círculos de cultura com profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Após esse trabalho, o grupo compreendeu a diferença entre promoção e prevenção. Promoção foi entendida como abordagem de condições de vida, cidadania, moradia, dinâmica familiar, como um processo que capacita para enfrentamentos, desenvolvimento do afeto, da discussão, do ouvir, do aceitar, do opinar e do oferecer. Os profissionais concluíram que é necessário desenvolver a autonomia dos grupos e indivíduos, ouvir a comunidade para compreender suas necessidades, resgatar o saber que a população possui e ver a saúde como um todo. Fatores biológicos foram relacionados à prevenção, e os sociais e psicológicos à promoção. O grupo é um instrumento importante para a promoção de saúde e deve ter uma metodologia problematizadora.Associação Brasileira de Educação Médica2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200189Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n2e02272014info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Siegrid Kurzawa Zwiener dosDa Ros,Marco Auréliopor2016-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000200189Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-08-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
title Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
spellingShingle Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
Santos,Siegrid Kurzawa Zwiener dos
Educação em Saúde
Educação Médica
Grupos Focais
Profissional da Saúde
Autonomia Pessoal
title_short Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
title_full Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
title_fullStr Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
title_full_unstemmed Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
title_sort Ressignificando Promoção de Saúde em Grupos para Profissionais da Saúde
author Santos,Siegrid Kurzawa Zwiener dos
author_facet Santos,Siegrid Kurzawa Zwiener dos
Da Ros,Marco Aurélio
author_role author
author2 Da Ros,Marco Aurélio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Siegrid Kurzawa Zwiener dos
Da Ros,Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação Médica
Grupos Focais
Profissional da Saúde
Autonomia Pessoal
topic Educação em Saúde
Educação Médica
Grupos Focais
Profissional da Saúde
Autonomia Pessoal
description RESUMO Diferenças entre os conceitos de promoção e prevenção não estão claras para parte dos profissionais de saúde, incluindo médicos e estudantes de Medicina. Este trabalho objetivou problematizar o conceito de grupos de promoção de saúde para contribuir com o desenvolvimento da autonomia de profissionais de modo a avaliarem criticamente a maneira como vinham realizando educação em saúde e a refletirem sobre novas práticas. Foram realizados seis encontros no formato de círculos de cultura com profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Após esse trabalho, o grupo compreendeu a diferença entre promoção e prevenção. Promoção foi entendida como abordagem de condições de vida, cidadania, moradia, dinâmica familiar, como um processo que capacita para enfrentamentos, desenvolvimento do afeto, da discussão, do ouvir, do aceitar, do opinar e do oferecer. Os profissionais concluíram que é necessário desenvolver a autonomia dos grupos e indivíduos, ouvir a comunidade para compreender suas necessidades, resgatar o saber que a população possui e ver a saúde como um todo. Fatores biológicos foram relacionados à prevenção, e os sociais e psicológicos à promoção. O grupo é um instrumento importante para a promoção de saúde e deve ter uma metodologia problematizadora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200189
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n2e02272014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006133714944