A tutoria como estratégia educacional no ensino médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves,Leandro Jerez
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves,Eduardo César Queiroz, Ladeira,Larissa Ramos, Ribeiro,Mário Sérgio, Costa,Mônica Barros, Ramos,Andréia Aparecida de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400015
Resumo: A relação de tutoria é anterior à invenção da linguagem escrita. Desde seu surgimento, ocorreram mudanças em sua estrutura, mas não se perdeu a essência de promover o desenvolvimento do aprendiz. A tutoria é um processo de aprendizado individualizado, numa relação dinâmica, tendo hoje grande importância como ferramenta de ensino em cursos de graduação e treinamentos profissionais. Na educação médica, está relacionada positivamente à percepção de suporte acadêmico, à satisfação com a carreira, à produção científica, à diminuição do risco de burn-out e ao desenvolvimento de relações dentro da profissão. Entretanto, existem limitações, como o pequeno número de tutores preparados, a falta de tempo dos participantes e o restrito apoio institucional. Este trabalho revê os conceitos sobre tutoria, a função dos integrantes e a relação estabelecida entre eles, e avalia a importância, as expectativas e as limitações da tutoria na educação médica, em especial nas escolas de Medicina do Brasil. Foi realizada revisão de artigos científicos do período 2005-2011, no banco de dados PubMed, além de referências citadas nos artigos selecionados.
id ABEM-1_fe2d7b066bcaf0d94c0da87e2978b4e0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000400015
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A tutoria como estratégia educacional no ensino médicoPreceptoriaEducação MédicaMentoresOrientaçãoA relação de tutoria é anterior à invenção da linguagem escrita. Desde seu surgimento, ocorreram mudanças em sua estrutura, mas não se perdeu a essência de promover o desenvolvimento do aprendiz. A tutoria é um processo de aprendizado individualizado, numa relação dinâmica, tendo hoje grande importância como ferramenta de ensino em cursos de graduação e treinamentos profissionais. Na educação médica, está relacionada positivamente à percepção de suporte acadêmico, à satisfação com a carreira, à produção científica, à diminuição do risco de burn-out e ao desenvolvimento de relações dentro da profissão. Entretanto, existem limitações, como o pequeno número de tutores preparados, a falta de tempo dos participantes e o restrito apoio institucional. Este trabalho revê os conceitos sobre tutoria, a função dos integrantes e a relação estabelecida entre eles, e avalia a importância, as expectativas e as limitações da tutoria na educação médica, em especial nas escolas de Medicina do Brasil. Foi realizada revisão de artigos científicos do período 2005-2011, no banco de dados PubMed, além de referências citadas nos artigos selecionados.Associação Brasileira de Educação Médica2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400015Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000400015info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Leandro JerezGonçalves,Eduardo César QueirozLadeira,Larissa RamosRibeiro,Mário SérgioCosta,Mônica BarrosRamos,Andréia Aparecida de Mirandapor2015-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000400015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-01-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
title A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
spellingShingle A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
Chaves,Leandro Jerez
Preceptoria
Educação Médica
Mentores
Orientação
title_short A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
title_full A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
title_fullStr A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
title_full_unstemmed A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
title_sort A tutoria como estratégia educacional no ensino médico
author Chaves,Leandro Jerez
author_facet Chaves,Leandro Jerez
Gonçalves,Eduardo César Queiroz
Ladeira,Larissa Ramos
Ribeiro,Mário Sérgio
Costa,Mônica Barros
Ramos,Andréia Aparecida de Miranda
author_role author
author2 Gonçalves,Eduardo César Queiroz
Ladeira,Larissa Ramos
Ribeiro,Mário Sérgio
Costa,Mônica Barros
Ramos,Andréia Aparecida de Miranda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves,Leandro Jerez
Gonçalves,Eduardo César Queiroz
Ladeira,Larissa Ramos
Ribeiro,Mário Sérgio
Costa,Mônica Barros
Ramos,Andréia Aparecida de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptoria
Educação Médica
Mentores
Orientação
topic Preceptoria
Educação Médica
Mentores
Orientação
description A relação de tutoria é anterior à invenção da linguagem escrita. Desde seu surgimento, ocorreram mudanças em sua estrutura, mas não se perdeu a essência de promover o desenvolvimento do aprendiz. A tutoria é um processo de aprendizado individualizado, numa relação dinâmica, tendo hoje grande importância como ferramenta de ensino em cursos de graduação e treinamentos profissionais. Na educação médica, está relacionada positivamente à percepção de suporte acadêmico, à satisfação com a carreira, à produção científica, à diminuição do risco de burn-out e ao desenvolvimento de relações dentro da profissão. Entretanto, existem limitações, como o pequeno número de tutores preparados, a falta de tempo dos participantes e o restrito apoio institucional. Este trabalho revê os conceitos sobre tutoria, a função dos integrantes e a relação estabelecida entre eles, e avalia a importância, as expectativas e as limitações da tutoria na educação médica, em especial nas escolas de Medicina do Brasil. Foi realizada revisão de artigos científicos do período 2005-2011, no banco de dados PubMed, além de referências citadas nos artigos selecionados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005761470464