Tutoria : uma forma flexível de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/457 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas) |
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Tutoria : uma forma flexível de ensino e aprendizagemCoachingMentoriaOrientação de EstudoSupervisão PedagógicaTutoriaDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas)Este estudo, centrado na tutoria enquanto modalidade de ensino, aprendizagem e apoio, que simultaneamente desenvolve competências de integração, desenvolvimento pessoal e académicas, organiza-se de acordo com cinco grandes questões: a primeira, aprofundar a temática da tutoria nas vertentes histórica, social, económica e cultural; a segunda, caracterizar um programa de tutoria; a terceira, conhecer as perspectivas dos tutorandos sobre o programa tutorial; a quarta, analisar as perspectivas dos tutorandos relativamente ao impacto da tutoria no seu percurso educativo ao nível pessoal e académico; e, por último, identificar as características do tutor a partir da opinião dos tutorandos. Na análise da evolução do conceito de tutoria ao longo dos tempos e também das práticas que actualmente a ela se associam – o coaching, a mentoria e a supervisão –, procuramos estabelecer traços comuns e distintivos entre elas. Assim, é comum às práticas referidas a técnica de questionamento e de escuta activa, assim como o estabelecimento de relações de apoio, marcadas pela confidencialidade e pela proximidade, sem contudo se perder o distanciamento que a relação profissional obriga; por outro lado, distinguem-se no que diz respeito aos seus objectivos específicos, ora mais direccionado para a resolução de uma situação pontual, o coaching; ora mais dirigida para o estabelecimento da integração do indivíduo numa nova situação (a entrada numa nova instituição escolar, num grupo ou turma) ou num novo ciclo de estudos, a mentoria; ora para desenvolver, com a participação activa dos implicados, um projecto de médio ou longo prazo, um processo de estágio ou a integração numa empresa, a supervisão. O estudo empírico, realizado mediante inquérito por questionário, com uma amostra de trinta alunos integrados num programa tutorial de uma escola de São Miguel, incide tanto no levantamento de variáveis ligadas ao nível sócio económico e cultural dos tutorandos, percurso escolar e apoios (fora e dentro da escola), assim como nas percepções que têm sobre o impacto da tutoria no seu desenvolvimento pessoal e académico e as características e competências que consideram essenciais para o desempenho do cargo de tutor. As conclusões a que se chegou levam a pensar que o programa de tutoria em apreço se dirige a estudantes provenientes de um meio socioeconómico baixo, com um percurso escolar irregular, sendo que todos os alunos tiveram pelo menos uma retenção e apresentam necessidades de apoio, que se processa em termos de “aulas de apoio” em determinadas disciplinas, sobretudo as mais estruturantes do pensamento abstracto e da comunicação verbal (Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente). Por outro lado, de acordo com as perspectivas dos alunos, a tutoria funciona em grupo e em termos individuais e dos professores tutores são privilegiadas as características relacionadas com a componente académica (saber explicar e ter capacidade para ensinar a aprender, por exemplo), sendo-lhes reconhecida, também, características pessoais, tais como a capacidade para escutar, conversar e orientar. Os tutorandos mostram-se satisfeitos com a tutoria em geral, mas sobretudo no que diz respeito à vertente académica.ABSTRACT: This study focuses on tutoring as a form of learning and teaching, which looks at the individual as a whole, by promoting his/her development in terms of academic as well as social skills. It draws on and builds upon five central aspects of tutoring: its historic, cultural and socio economic aspects; the description of a tutorial programme in a secondary school; the tutees’ perceptions of the programme; their perceptions of the impact of tutoring on their level of achievement, both personally and academically; finally, the identification of the characteristics of a tutor based on the tutees’ insights. Accordingly, the study aimed at building an insight on these matters as perceived by the students. Chapters 1 and 2 aim at providing a broader understanding of the evolution of the concept of tutoring through times and the modern forms of practice that have emerged associated with it – coaching, mentoring, and supervising – including the similarities and the differences among them. There are several skills common to these roles: active listening, questioning and relationshipbuilding skills, which promote a close, but professional, relationship based on confidentiality. These roles diverge, however, in terms of specific aims. While coaching is practical-problem-solving oriented, mentoring focuses on monitoring and assisting an individual’s integration in a new situation and supervising on an individualized, longer-term task, as for example a training course. Chapter 3 focuses on the investigation carried out through questionnaires, involving a group of 30 tutees that corresponded to all the tutees of a secondary school on the Island of São Miguel with a tutorial programme. The study describes the tutees’ economic and socio cultural context, their schooling process, the support they had in and out of school to promote their success, their perceptions on how the tutorial sessions have improved their social and academic skills and the characteristics and skills they consider important for the role of a tutor. The results of the study suggest that the group of tutees analyzed is socially and economically underprivileged, with an irregular schooling path and some unsuccessful outcomes, and, therefore, were in need of remedial work, above all in Portuguese and Mathematics, which are essential for the development of communication and abstract thought. This group of tutees had individual and/or group sessions and, according to their perceptions, the most important characteristics of a tutor are academically-oriented (to be able to explain and clarify doubts, to know how to teach how to learn, for example) although they also recognize the importance of some personal features, as for instance the capacity to listen to them and talk. The tutees seem to be satisfied with the programme, mainly in academic terms.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresSemião, Filomena2010-03-25T16:09:00Z2009-12-032009-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:41Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:23.862954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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