Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015 |
Resumo: | O objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança. |
id |
ABEN-1_00fdc8fadf5d318447017d9c22375767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672013000300015 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológicaLiderançaEducação em EnfermagemPesquisa QualitativaO objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança.Associação Brasileira de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672013000300015info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra,Karina JulianaSpiri,Wilza Carlapor2013-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672013000300015Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2013-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
title |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
spellingShingle |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica Guerra,Karina Juliana Liderança Educação em Enfermagem Pesquisa Qualitativa |
title_short |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
title_full |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
title_fullStr |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
title_full_unstemmed |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
title_sort |
Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica |
author |
Guerra,Karina Juliana |
author_facet |
Guerra,Karina Juliana Spiri,Wilza Carla |
author_role |
author |
author2 |
Spiri,Wilza Carla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra,Karina Juliana Spiri,Wilza Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Educação em Enfermagem Pesquisa Qualitativa |
topic |
Liderança Educação em Enfermagem Pesquisa Qualitativa |
description |
O objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672013000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303031511351296 |