Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra,Karina Juliana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Spiri,Wilza Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015
Resumo: O objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança.
id ABEN-1_00fdc8fadf5d318447017d9c22375767
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672013000300015
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológicaLiderançaEducação em EnfermagemPesquisa QualitativaO objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança.Associação Brasileira de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672013000300015info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra,Karina JulianaSpiri,Wilza Carlapor2013-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672013000300015Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2013-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
title Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
spellingShingle Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
Guerra,Karina Juliana
Liderança
Educação em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
title_short Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
title_full Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
title_fullStr Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
title_sort Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica
author Guerra,Karina Juliana
author_facet Guerra,Karina Juliana
Spiri,Wilza Carla
author_role author
author2 Spiri,Wilza Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra,Karina Juliana
Spiri,Wilza Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Educação em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
topic Liderança
Educação em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
description O objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672013000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303031511351296