Nível de atendimento dos materiais classificados como críticos no Hospital Universitário da USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço,Karina Gomes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Castilho,Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000100003
Resumo: A falta de materiais de consumo é uma dificuldade enfrentada pelos profissionais da saúde. Algumas ferramentas vêm sendo utilizadas para minimizar essas faltas, entre elas a classificação de materiais XYZ, baseada na importância operacional dos itens. Esta permite fixar Níveis de Atendimento (Nas) e Níveis da Falta (NFs) aos diferentes itens. Os objetivos desse estudo foram levantar o número de solicitações não atendidas dos materiais Z, calcular o NA e NF dos 20 materiais que mais faltaram e conhecer as causas dessas faltas. A amostra das 747 solicitações não atendidas mostrou que dos 572 materiais Z, 39,7% apresentaram falta. O atraso da entrega pelo fornecedor foi a causa mais representativa com 39%. Os NAs variaram de 92,11% a 27,08% e, os NFs de 7,89% a 72,92.
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