Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de opinião em escala do tipo Likert e com possibilidade de comentários pelos estudantes além de um instrumento de caracterização dos participantes. Resultados: os estudantes emitiram avaliações muito satisfatórias sobre o jogo e-Baby, variando desde aceitação no âmbito de usabilidade até sugestão de expansão para outros temas da Enfermagem. Conclusão: o serious game e-Baby pode ser considerado uma inovação didática e motivadora da aprendizagem e demonstra possuir interface adequada quanto aos aspectos do design e função educativa, provocando intensa interação entre o usuário e a ferramenta computacional. |
id |
ABEN-1_06537b5687c6fcaa50db0a8c55775728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672015000100013 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuroEnfermagem NeonatalTecnologia EducacionalEstudantes de Enfermagem Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de opinião em escala do tipo Likert e com possibilidade de comentários pelos estudantes além de um instrumento de caracterização dos participantes. Resultados: os estudantes emitiram avaliações muito satisfatórias sobre o jogo e-Baby, variando desde aceitação no âmbito de usabilidade até sugestão de expansão para outros temas da Enfermagem. Conclusão: o serious game e-Baby pode ser considerado uma inovação didática e motivadora da aprendizagem e demonstra possuir interface adequada quanto aos aspectos do design e função educativa, provocando intensa interação entre o usuário e a ferramenta computacional. Associação Brasileira de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680102pinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Luciana Mara MontiAredes,Natália Del’ AngeloDias,Danielle Monteiro VilelaScochi,Carmen Gracinda SilvanMartins,José Carlos AmadoRodrigues,Manuel Alvespor2015-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000100013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-04-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
title |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
spellingShingle |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro Fonseca,Luciana Mara Monti Enfermagem Neonatal Tecnologia Educacional Estudantes de Enfermagem |
title_short |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
title_full |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
title_fullStr |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
title_full_unstemmed |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
title_sort |
Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro |
author |
Fonseca,Luciana Mara Monti |
author_facet |
Fonseca,Luciana Mara Monti Aredes,Natália Del’ Angelo Dias,Danielle Monteiro Vilela Scochi,Carmen Gracinda Silvan Martins,José Carlos Amado Rodrigues,Manuel Alves |
author_role |
author |
author2 |
Aredes,Natália Del’ Angelo Dias,Danielle Monteiro Vilela Scochi,Carmen Gracinda Silvan Martins,José Carlos Amado Rodrigues,Manuel Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca,Luciana Mara Monti Aredes,Natália Del’ Angelo Dias,Danielle Monteiro Vilela Scochi,Carmen Gracinda Silvan Martins,José Carlos Amado Rodrigues,Manuel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Neonatal Tecnologia Educacional Estudantes de Enfermagem |
topic |
Enfermagem Neonatal Tecnologia Educacional Estudantes de Enfermagem |
description |
Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de opinião em escala do tipo Likert e com possibilidade de comentários pelos estudantes além de um instrumento de caracterização dos participantes. Resultados: os estudantes emitiram avaliações muito satisfatórias sobre o jogo e-Baby, variando desde aceitação no âmbito de usabilidade até sugestão de expansão para outros temas da Enfermagem. Conclusão: o serious game e-Baby pode ser considerado uma inovação didática e motivadora da aprendizagem e demonstra possuir interface adequada quanto aos aspectos do design e função educativa, provocando intensa interação entre o usuário e a ferramenta computacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167.2015680102p |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303032249548800 |