Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Luciana Mara Monti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aredes,Natália Del’ Angelo, Dias,Danielle Monteiro Vilela, Scochi,Carmen Gracinda Silvan, Martins,José Carlos Amado, Rodrigues,Manuel Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013
Resumo: Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de opinião em escala do tipo Likert e com possibilidade de comentários pelos estudantes além de um instrumento de caracterização dos participantes. Resultados: os estudantes emitiram avaliações muito satisfatórias sobre o jogo e-Baby, variando desde aceitação no âmbito de usabilidade até sugestão de expansão para outros temas da Enfermagem. Conclusão: o serious game e-Baby pode ser considerado uma inovação didática e motivadora da aprendizagem e demonstra possuir interface adequada quanto aos aspectos do design e função educativa, provocando intensa interação entre o usuário e a ferramenta computacional.
id ABEN-1_06537b5687c6fcaa50db0a8c55775728
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672015000100013
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuroEnfermagem NeonatalTecnologia EducacionalEstudantes de Enfermagem Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de opinião em escala do tipo Likert e com possibilidade de comentários pelos estudantes além de um instrumento de caracterização dos participantes. Resultados: os estudantes emitiram avaliações muito satisfatórias sobre o jogo e-Baby, variando desde aceitação no âmbito de usabilidade até sugestão de expansão para outros temas da Enfermagem. Conclusão: o serious game e-Baby pode ser considerado uma inovação didática e motivadora da aprendizagem e demonstra possuir interface adequada quanto aos aspectos do design e função educativa, provocando intensa interação entre o usuário e a ferramenta computacional. Associação Brasileira de Enfermagem2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680102pinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Luciana Mara MontiAredes,Natália Del’ AngeloDias,Danielle Monteiro VilelaScochi,Carmen Gracinda SilvanMartins,José Carlos AmadoRodrigues,Manuel Alvespor2015-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000100013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-04-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
title Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
spellingShingle Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
Fonseca,Luciana Mara Monti
Enfermagem Neonatal
Tecnologia Educacional
Estudantes de Enfermagem
title_short Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
title_full Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
title_fullStr Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
title_full_unstemmed Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
title_sort Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
author Fonseca,Luciana Mara Monti
author_facet Fonseca,Luciana Mara Monti
Aredes,Natália Del’ Angelo
Dias,Danielle Monteiro Vilela
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Martins,José Carlos Amado
Rodrigues,Manuel Alves
author_role author
author2 Aredes,Natália Del’ Angelo
Dias,Danielle Monteiro Vilela
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Martins,José Carlos Amado
Rodrigues,Manuel Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Luciana Mara Monti
Aredes,Natália Del’ Angelo
Dias,Danielle Monteiro Vilela
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Martins,José Carlos Amado
Rodrigues,Manuel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem Neonatal
Tecnologia Educacional
Estudantes de Enfermagem
topic Enfermagem Neonatal
Tecnologia Educacional
Estudantes de Enfermagem
description Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de opinião em escala do tipo Likert e com possibilidade de comentários pelos estudantes além de um instrumento de caracterização dos participantes. Resultados: os estudantes emitiram avaliações muito satisfatórias sobre o jogo e-Baby, variando desde aceitação no âmbito de usabilidade até sugestão de expansão para outros temas da Enfermagem. Conclusão: o serious game e-Baby pode ser considerado uma inovação didática e motivadora da aprendizagem e demonstra possuir interface adequada quanto aos aspectos do design e função educativa, provocando intensa interação entre o usuário e a ferramenta computacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167.2015680102p
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303032249548800