O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saeki,Toyoko
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Corrêa,Adriana Kátia, Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e, Zanetti,Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100014
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a utilização do psicodrama pedagógico como estratégia para refletir sobre a humanização do atendimento em saúde. Foram realizados cinco encontros, de maio a junho de 2000. As temáticas desenvolvidas foram: o contexto de trabalho em urgência e a atualização da referência pessoal e profissional, individual e grupai; reconhecimento do usuário. Tendo em vista a necessidade de se repensar a humanização do atendimento em emergência, consideramos que a abordagem psicodramática despertou o trabalhador para o compromisso e responsabilização com o trabalho.
id ABEN-1_06997889b6872e5fad5e8521d75210e1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672002000100014
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalhoenfermagempsicodramaserviçoEste estudo teve como objetivo analisar a utilização do psicodrama pedagógico como estratégia para refletir sobre a humanização do atendimento em saúde. Foram realizados cinco encontros, de maio a junho de 2000. As temáticas desenvolvidas foram: o contexto de trabalho em urgência e a atualização da referência pessoal e profissional, individual e grupai; reconhecimento do usuário. Tendo em vista a necessidade de se repensar a humanização do atendimento em emergência, consideramos que a abordagem psicodramática despertou o trabalhador para o compromisso e responsabilização com o trabalho.Associação Brasileira de Enfermagem2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100014Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672002000100014info:eu-repo/semantics/openAccessSaeki,ToyokoCorrêa,Adriana KátiaSouza,Maria Conceição Bernardo de Mello eZanetti,Maria Lúciapor2014-06-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000100014Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
title O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
spellingShingle O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
Saeki,Toyoko
enfermagem
psicodrama
serviço
title_short O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
title_full O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
title_fullStr O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
title_full_unstemmed O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
title_sort O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
author Saeki,Toyoko
author_facet Saeki,Toyoko
Corrêa,Adriana Kátia
Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
Zanetti,Maria Lúcia
author_role author
author2 Corrêa,Adriana Kátia
Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
Zanetti,Maria Lúcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saeki,Toyoko
Corrêa,Adriana Kátia
Souza,Maria Conceição Bernardo de Mello e
Zanetti,Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
psicodrama
serviço
topic enfermagem
psicodrama
serviço
description Este estudo teve como objetivo analisar a utilização do psicodrama pedagógico como estratégia para refletir sobre a humanização do atendimento em saúde. Foram realizados cinco encontros, de maio a junho de 2000. As temáticas desenvolvidas foram: o contexto de trabalho em urgência e a atualização da referência pessoal e profissional, individual e grupai; reconhecimento do usuário. Tendo em vista a necessidade de se repensar a humanização do atendimento em emergência, consideramos que a abordagem psicodramática despertou o trabalhador para o compromisso e responsabilização com o trabalho.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672002000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026355503104