Significados das práticas de não cuidados na visão dos clientes hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha,Maria Itayra Coelho de Souza
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Maia,Ana Rosete, Vieira,Mariana, Machado,Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600019
Resumo: Tem por objetivo identificar a percepção das formas de não-cuidado/violência, que ocorrem nas unidades hospitalares. A metodologia é qualitativa. Realizamos entrevistas com 29 clientes. Estabelecemos quatro categorias principais: desatenção, desrespeito, desconforto, irresponsabilidade. Os resultados indicam que o não cuidado/violência, é um Problema de Poder, relacionado ao desrespeito, preconceito e/ou discriminação pela condição social, sexual do indivíduo. Caracteriza-se por grosserias, má educação, prepotência, assédio sexual, desprezo, e indiferença dos profissionais da saúde. O não cuidado/violência, como um Problema Assimétrico, expressa-se por atitude comportamental do poder e falta de uma comunicação dialógica horizontal. Relatam falta de atenção, interesse, vontade, e desconforto. Concluímos que as práticas de não cuidado/violência acontecem no cotidiano das inter-relações do processo de cuidar entre cliente e profissionais da saúde.
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