O Ambiente Organizacional e a Segurança dos Clientes na Prática dos Cuidados de Enfermagem, em Contexto Hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spósito, Samara Verona
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25209
Resumo: O ambiente organizacional pode condicionar os cuidados de enfermagem, influenciar a qualidade, a segurança e os resultados obtidos. Este estudo pretendeu avaliar a relação entre o ambiente organizacional e a segurança dos clientes na perspetiva dos enfermeiros, em contexto hospitalar, bem como identificar os fatores organizacionais do ambiente de cuidados, as dimensões da segurança dos clientes e a relação entre as dimensões do ambiente da prática de cuidados com as dimensões da segurança dos clientes, em contexto hospitalar. É um estudo quantitativo, observacional, descritivo, transversal e correlacional, tendo como questão de investigação “Será que o ambiente organizacional se relaciona com a segurança dos clientes, na perspetiva dos enfermeiros em contexto hospitalar?”. Como recurso utilizou-se a versão portuguesa do Revised Nursing Work Index (NWI-R) que avaliou o ambiente da prática de enfermagem. A segurança dos clientes, na perspetiva dos enfermeiros, foi avaliada através de algumas dimensões do questionário de segurança - Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSPSC), que se relacionaram com o ambiente organizacional e que foram incluídas no questionário utilizado para este estudo. Obtivemos resposta de 104 enfermeiros, dos quais 85,58% são licenciados, 75,96% são do sexo feminino, com uma média de 34 anos de idade, 60,4% dos enfermeiros pertencem a primeira década de atividade profissional, 36,5% desenvolvem a sua atividade profissional no serviço do bloco operatório e os restantes em outras unidades funcionais. O ambiente organizacional de enfermagem foi considerado favorável pelos enfermeiros. As subescalas do NWI-R obtiveram médias positivas de 3,03. Em relação a segurança dos clientes, os resultados obtidos indicam que existe uma relação positiva moderada com as subescalas do NWI-R
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