A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maftum,Mariluci Alves
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Mazza,Verônica Azevedo, Stefanelli,Maguida Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013
Resumo: Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.
id ABEN-1_20df8004332ba08348aa4efb4ac1efc0
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672000000300013
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicaçãocomunicaçãoeducaçãoproblematizaçãoTrata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.Associação Brasileira de Enfermagem2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013Revista Brasileira de Enfermagem v.53 n.3 2000reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672000000300013info:eu-repo/semantics/openAccessMaftum,Mariluci AlvesMazza,Verônica AzevedoStefanelli,Maguida Costapor2014-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672000000300013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-08-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
title A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
spellingShingle A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
Maftum,Mariluci Alves
comunicação
educação
problematização
title_short A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
title_full A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
title_fullStr A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
title_full_unstemmed A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
title_sort A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
author Maftum,Mariluci Alves
author_facet Maftum,Mariluci Alves
Mazza,Verônica Azevedo
Stefanelli,Maguida Costa
author_role author
author2 Mazza,Verônica Azevedo
Stefanelli,Maguida Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maftum,Mariluci Alves
Mazza,Verônica Azevedo
Stefanelli,Maguida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
educação
problematização
topic comunicação
educação
problematização
description Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672000000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.53 n.3 2000
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026000035840