A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano. |
id |
ABEN-1_20df8004332ba08348aa4efb4ac1efc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672000000300013 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicaçãocomunicaçãoeducaçãoproblematizaçãoTrata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.Associação Brasileira de Enfermagem2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013Revista Brasileira de Enfermagem v.53 n.3 2000reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672000000300013info:eu-repo/semantics/openAccessMaftum,Mariluci AlvesMazza,Verônica AzevedoStefanelli,Maguida Costapor2014-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672000000300013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-08-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
title |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
spellingShingle |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação Maftum,Mariluci Alves comunicação educação problematização |
title_short |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
title_full |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
title_fullStr |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
title_full_unstemmed |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
title_sort |
A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação |
author |
Maftum,Mariluci Alves |
author_facet |
Maftum,Mariluci Alves Mazza,Verônica Azevedo Stefanelli,Maguida Costa |
author_role |
author |
author2 |
Mazza,Verônica Azevedo Stefanelli,Maguida Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maftum,Mariluci Alves Mazza,Verônica Azevedo Stefanelli,Maguida Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação educação problematização |
topic |
comunicação educação problematização |
description |
Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672000000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.53 n.3 2000 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026000035840 |