Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva,César Cavalcanti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008
Resumo: Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes.
id ABEN-1_2f2eb2af866485137472bbaa164a00eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672006000500008
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagemEducação em enfermagemEducação de pós-graduação em enfermagemPrática do docente de enfermagemCompreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes.Associação Brasileira de Enfermagem2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008Revista Brasileira de Enfermagem v.59 n.5 2006reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672006000500008info:eu-repo/semantics/openAccessPonce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales MartinsSilva,César Cavalcanti dapor2008-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672006000500008Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-04-03T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
title Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
spellingShingle Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins
Educação em enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Prática do docente de enfermagem
title_short Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
title_full Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
title_fullStr Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
title_sort Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
author Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins
author_facet Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins
Silva,César Cavalcanti da
author_role author
author2 Silva,César Cavalcanti da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins
Silva,César Cavalcanti da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Prática do docente de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Prática do docente de enfermagem
description Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672006000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.59 n.5 2006
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303028341506048