Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008 |
Resumo: | Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. |
id |
ABEN-1_2f2eb2af866485137472bbaa164a00eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672006000500008 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagemEducação em enfermagemEducação de pós-graduação em enfermagemPrática do docente de enfermagemCompreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes.Associação Brasileira de Enfermagem2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008Revista Brasileira de Enfermagem v.59 n.5 2006reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672006000500008info:eu-repo/semantics/openAccessPonce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales MartinsSilva,César Cavalcanti dapor2008-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672006000500008Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-04-03T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
title |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins Educação em enfermagem Educação de pós-graduação em enfermagem Prática do docente de enfermagem |
title_short |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
title_full |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
title_sort |
Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em enfermagem |
author |
Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins |
author_facet |
Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins Silva,César Cavalcanti da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,César Cavalcanti da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponce de Leon,Cassandra Genoveva Rosales Martins Silva,César Cavalcanti da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Educação de pós-graduação em enfermagem Prática do docente de enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Educação de pós-graduação em enfermagem Prática do docente de enfermagem |
description |
Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672006000500008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.59 n.5 2006 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303028341506048 |