Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008 |
Resumo: | Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_f16f4c45996f29d7f1b30600db753672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/11873 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em EnfermagemForming teachers : the educational practice in a graduate Nursing programFormando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en EnfermeríaEnfermagem - estudo e ensino - BrasilEnfermeiros - treinamento - BrasilEducação médica - BrasilEstudo e ensino (Pós-graduação) - BrasilCompreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed at understanding the educational practices operated in the Graduate Nursing Program of the Center of Sciences of the Health of the Federal University of Paraíba - UFPB and at identifying the produced contradictions, to the light of emancipatory pedagogic references and also non-emancipatory ones. This is a study of qualitative approach. The teachers and students of the Graduate Nursing Program of UFPB were the subject of the study. The semi-structured interview was used, and the analysis of the data happened through the technique of speech analysis. The evidenced empiric categories were: Contradictions in the Process of Formation of Teachers and Influence of the Educational Emancipatory ando non-Emancipatory Practices. It was verified that the teachers' Educational Practice is found in bases of non-Emancipatory, fact ratified by the speech of the students. ______________________________________________________________________________________ RESUMENEl objectivo de este estudio fue entiender las prácticas educativas operadas en el Programa Postgrado en Enfermería del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidad Federal de Paraíba - UFPB y identificar las contradicciones producidas, a la luz de referencial pedagógicos emancipatorios y no emancipatorio. Es un estudio con abordaje cualitativo. El cuerpo docente y los estudiantes del Programa Postgrado en Enfermería de la UFPB fueron los sujetos del estudio. La entrevista semi-estructurada fue usada, y el análisis de los datos fue a través de la técnica de análisis del discurso. La categoría empírica evidente fueran: Contradicciones en el Proceso de Formación de Maestros y Influencia de las Practicas Educativas Emancipatorias y no Emancipatorias. Se observo que las Prácticas Educativas de los docentes se encuentra alicersada en bases no Emancipatorias, ratificado por el discurso de los estudiantes.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Associação Brasileira de Enfermagem2013-01-11T16:42:33Z2013-01-11T16:42:33Z2006-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008Revista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2012info:eu-repo/semantics/openAccessLeon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce deSilva, César Cavalcanti daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:29:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/11873Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:29:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem Forming teachers : the educational practice in a graduate Nursing program Formando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en Enfermería |
title |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem |
spellingShingle |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Enfermagem - estudo e ensino - Brasil Enfermeiros - treinamento - Brasil Educação médica - Brasil Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil |
title_short |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem |
title_full |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem |
title_fullStr |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem |
title_sort |
Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem |
author |
Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de |
author_facet |
Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Silva, César Cavalcanti da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, César Cavalcanti da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Silva, César Cavalcanti da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem - estudo e ensino - Brasil Enfermeiros - treinamento - Brasil Educação médica - Brasil Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil |
topic |
Enfermagem - estudo e ensino - Brasil Enfermeiros - treinamento - Brasil Educação médica - Brasil Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil |
description |
Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10 2013-01-11T16:42:33Z 2013-01-11T16:42:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008 |
identifier_str_mv |
LEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508385260797952 |