Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, César Cavalcanti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008
Resumo: Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_f16f4c45996f29d7f1b30600db753672
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11873
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em EnfermagemForming teachers : the educational practice in a graduate Nursing programFormando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en EnfermeríaEnfermagem - estudo e ensino - BrasilEnfermeiros - treinamento - BrasilEducação médica - BrasilEstudo e ensino (Pós-graduação) - BrasilCompreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed at understanding the educational practices operated in the Graduate Nursing Program of the Center of Sciences of the Health of the Federal University of Paraíba - UFPB and at identifying the produced contradictions, to the light of emancipatory pedagogic references and also non-emancipatory ones. This is a study of qualitative approach. The teachers and students of the Graduate Nursing Program of UFPB were the subject of the study. The semi-structured interview was used, and the analysis of the data happened through the technique of speech analysis. The evidenced empiric categories were: Contradictions in the Process of Formation of Teachers and Influence of the Educational Emancipatory ando non-Emancipatory Practices. It was verified that the teachers' Educational Practice is found in bases of non-Emancipatory, fact ratified by the speech of the students. ______________________________________________________________________________________ RESUMENEl objectivo de este estudio fue entiender las prácticas educativas operadas en el Programa Postgrado en Enfermería del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidad Federal de Paraíba - UFPB y identificar las contradicciones producidas, a la luz de referencial pedagógicos emancipatorios y no emancipatorio. Es un estudio con abordaje cualitativo. El cuerpo docente y los estudiantes del Programa Postgrado en Enfermería de la UFPB fueron los sujetos del estudio. La entrevista semi-estructurada fue usada, y el análisis de los datos fue a través de la técnica de análisis del discurso. La categoría empírica evidente fueran: Contradicciones en el Proceso de Formación de Maestros y Influencia de las Practicas Educativas Emancipatorias y no Emancipatorias. Se observo que las Prácticas Educativas de los docentes se encuentra alicersada en bases no Emancipatorias, ratificado por el discurso de los estudiantes.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Associação Brasileira de Enfermagem2013-01-11T16:42:33Z2013-01-11T16:42:33Z2006-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008Revista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2012info:eu-repo/semantics/openAccessLeon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce deSilva, César Cavalcanti daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:29:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/11873Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:29:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
Forming teachers : the educational practice in a graduate Nursing program
Formando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en Enfermería
title Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
spellingShingle Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de
Enfermagem - estudo e ensino - Brasil
Enfermeiros - treinamento - Brasil
Educação médica - Brasil
Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil
title_short Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
title_full Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
title_fullStr Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
title_full_unstemmed Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
title_sort Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem
author Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de
author_facet Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de
Silva, César Cavalcanti da
author_role author
author2 Silva, César Cavalcanti da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de
Silva, César Cavalcanti da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem - estudo e ensino - Brasil
Enfermeiros - treinamento - Brasil
Educação médica - Brasil
Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil
topic Enfermagem - estudo e ensino - Brasil
Enfermeiros - treinamento - Brasil
Educação médica - Brasil
Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil
description Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10
2013-01-11T16:42:33Z
2013-01-11T16:42:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008
identifier_str_mv LEON, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; SILVA, César Cavalcanti da. Formação de formadores: a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508385260797952