Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671999000300009 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é constatar, a partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes do curso de graduação, as concepções de universidade, cidadania, compromisso social e sistema de saúde, que sintetizam sua forma de ver e praticar enfermagem. O Projeto Pedagógico do curso é tomado como referência para análise dos discursos dos alunos. Observa-se que os futuros egressos ainda não evidenciam avanços nas concepções de mundo, de educação e saúde sugerindo que a proposta pedagógica precisa ser constantemente reavaliada para ter impacto na ampliação da visão dos estudantes. Reconhece-se a heterogeneidade discursiva dos alunos contrastando com a aparente semelhança no domínio de conteúdos específicos. Ressalta-se o movimento dialético que afeta as práticas docentes oscilantes entre a formação crítica e formação orientada pela lógica cartesiana. Conclui-se que a avaliação contínua do projeto educacional é estratégia vital para a consolidação de uma formação comprometida com a cidadania coletiva. |
id |
ABEN-1_31b279ec48fd22bed3644856afcbef88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71671999000300009 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica?ensino em Enfermagemcidadaniacompromisso socialO objetivo desse trabalho é constatar, a partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes do curso de graduação, as concepções de universidade, cidadania, compromisso social e sistema de saúde, que sintetizam sua forma de ver e praticar enfermagem. O Projeto Pedagógico do curso é tomado como referência para análise dos discursos dos alunos. Observa-se que os futuros egressos ainda não evidenciam avanços nas concepções de mundo, de educação e saúde sugerindo que a proposta pedagógica precisa ser constantemente reavaliada para ter impacto na ampliação da visão dos estudantes. Reconhece-se a heterogeneidade discursiva dos alunos contrastando com a aparente semelhança no domínio de conteúdos específicos. Ressalta-se o movimento dialético que afeta as práticas docentes oscilantes entre a formação crítica e formação orientada pela lógica cartesiana. Conclui-se que a avaliação contínua do projeto educacional é estratégia vital para a consolidação de uma formação comprometida com a cidadania coletiva.Associação Brasileira de Enfermagem1999-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671999000300009Revista Brasileira de Enfermagem v.52 n.3 1999reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671999000300009info:eu-repo/semantics/openAccessSordi,Mara Regina Lemes DeBomer,ÉrikaAlves,Flávia Packerpor2014-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671999000300009Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-09-19T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
title |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
spellingShingle |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? Sordi,Mara Regina Lemes De ensino em Enfermagem cidadania compromisso social |
title_short |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
title_full |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
title_fullStr |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
title_full_unstemmed |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
title_sort |
Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? |
author |
Sordi,Mara Regina Lemes De |
author_facet |
Sordi,Mara Regina Lemes De Bomer,Érika Alves,Flávia Packer |
author_role |
author |
author2 |
Bomer,Érika Alves,Flávia Packer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sordi,Mara Regina Lemes De Bomer,Érika Alves,Flávia Packer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino em Enfermagem cidadania compromisso social |
topic |
ensino em Enfermagem cidadania compromisso social |
description |
O objetivo desse trabalho é constatar, a partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes do curso de graduação, as concepções de universidade, cidadania, compromisso social e sistema de saúde, que sintetizam sua forma de ver e praticar enfermagem. O Projeto Pedagógico do curso é tomado como referência para análise dos discursos dos alunos. Observa-se que os futuros egressos ainda não evidenciam avanços nas concepções de mundo, de educação e saúde sugerindo que a proposta pedagógica precisa ser constantemente reavaliada para ter impacto na ampliação da visão dos estudantes. Reconhece-se a heterogeneidade discursiva dos alunos contrastando com a aparente semelhança no domínio de conteúdos específicos. Ressalta-se o movimento dialético que afeta as práticas docentes oscilantes entre a formação crítica e formação orientada pela lógica cartesiana. Conclui-se que a avaliação contínua do projeto educacional é estratégia vital para a consolidação de uma formação comprometida com a cidadania coletiva. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671999000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671999000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71671999000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.52 n.3 1999 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303025710628864 |