Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370 |
Resumo: | O texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no trabalho com a família na esfera educacional. Busca a contextualização da profissão e os desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, avaliando as influências das mesmas no caráter participativo e democrático da educação. Não se pode falar em participação democrática sem considerar a família como força mobilizadora e co-responsável do processo educativo. Mas isso só ocorre quando rompemos com visões moralistas e preconceituosas das famílias, que impedem um trabalho dialógico e comprometido com a qualidade educacional. Esse rompimento está imbricado de um caráter político de participação, através de um redimensionamento das práticas sociais e pedagógicas, superando a visão pragmática e a-histórica da sociedade. Inclui bibliografia. |
id |
UEPG-31_f44c0d3a7becf5b9b37ca0f978414290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1370 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidianoserviço socialfamíliaeducaçãoparticipaçãocidadaniademocraciacompromisso políticoO texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no trabalho com a família na esfera educacional. Busca a contextualização da profissão e os desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, avaliando as influências das mesmas no caráter participativo e democrático da educação. Não se pode falar em participação democrática sem considerar a família como força mobilizadora e co-responsável do processo educativo. Mas isso só ocorre quando rompemos com visões moralistas e preconceituosas das famílias, que impedem um trabalho dialógico e comprometido com a qualidade educacional. Esse rompimento está imbricado de um caráter político de participação, através de um redimensionamento das práticas sociais e pedagógicas, superando a visão pragmática e a-histórica da sociedade. Inclui bibliografia. Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370/1014Portes, Lorena FerreiraPortes, Melissa FerreiraOrlowski, Rosely Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:05Zoai:uepg.br:article/1370Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
title |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
spellingShingle |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano Portes, Lorena Ferreira serviço social família educação participação cidadania democracia compromisso político |
title_short |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
title_full |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
title_fullStr |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
title_full_unstemmed |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
title_sort |
Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano |
author |
Portes, Lorena Ferreira |
author_facet |
Portes, Lorena Ferreira Portes, Melissa Ferreira Orlowski, Rosely Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Portes, Melissa Ferreira Orlowski, Rosely Bittencourt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portes, Lorena Ferreira Portes, Melissa Ferreira Orlowski, Rosely Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
serviço social família educação participação cidadania democracia compromisso político |
topic |
serviço social família educação participação cidadania democracia compromisso político |
description |
O texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no trabalho com a família na esfera educacional. Busca a contextualização da profissão e os desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, avaliando as influências das mesmas no caráter participativo e democrático da educação. Não se pode falar em participação democrática sem considerar a família como força mobilizadora e co-responsável do processo educativo. Mas isso só ocorre quando rompemos com visões moralistas e preconceituosas das famílias, que impedem um trabalho dialógico e comprometido com a qualidade educacional. Esse rompimento está imbricado de um caráter político de participação, através de um redimensionamento das práticas sociais e pedagógicas, superando a visão pragmática e a-histórica da sociedade. Inclui bibliografia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370/1014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494923886592 |