Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portes, Lorena Ferreira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Portes, Melissa Ferreira, Orlowski, Rosely Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370
Resumo: O texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no trabalho com a família na esfera educacional. Busca a contextualização da profissão e os desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, avaliando as influências das mesmas no caráter participativo e democrático da educação. Não se pode falar em participação democrática sem considerar a família como força mobilizadora e co-responsável do processo educativo. Mas isso só ocorre quando rompemos com visões moralistas e preconceituosas das famílias, que impedem um trabalho dialógico e comprometido com a qualidade educacional. Esse rompimento está imbricado de um caráter político de participação, através de um redimensionamento das práticas sociais e pedagógicas, superando a visão pragmática e a-histórica da sociedade. Inclui bibliografia.
id UEPG-31_f44c0d3a7becf5b9b37ca0f978414290
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1370
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidianoserviço socialfamíliaeducaçãoparticipaçãocidadaniademocraciacompromisso políticoO texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no trabalho com a família na esfera educacional. Busca a contextualização da profissão e os desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, avaliando as influências das mesmas no caráter participativo e democrático da educação. Não se pode falar em participação democrática sem considerar a família como força mobilizadora e co-responsável do processo educativo. Mas isso só ocorre quando rompemos com visões moralistas e preconceituosas das famílias, que impedem um trabalho dialógico e comprometido com a qualidade educacional. Esse rompimento está imbricado de um caráter político de participação, através de um redimensionamento das práticas sociais e pedagógicas, superando a visão pragmática e a-histórica da sociedade. Inclui bibliografia. Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370/1014Portes, Lorena FerreiraPortes, Melissa FerreiraOrlowski, Rosely Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:05Zoai:uepg.br:article/1370Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
title Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
spellingShingle Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
Portes, Lorena Ferreira
serviço social
família
educação
participação
cidadania
democracia
compromisso político
title_short Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
title_full Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
title_fullStr Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
title_full_unstemmed Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
title_sort Serviço Social, Educação e Família: possibilidades, desafios e mediações no cotidiano
author Portes, Lorena Ferreira
author_facet Portes, Lorena Ferreira
Portes, Melissa Ferreira
Orlowski, Rosely Bittencourt
author_role author
author2 Portes, Melissa Ferreira
Orlowski, Rosely Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portes, Lorena Ferreira
Portes, Melissa Ferreira
Orlowski, Rosely Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv serviço social
família
educação
participação
cidadania
democracia
compromisso político
topic serviço social
família
educação
participação
cidadania
democracia
compromisso político
description O texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no trabalho com a família na esfera educacional. Busca a contextualização da profissão e os desafios a ela inerentes tendo em vista as rápidas transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, avaliando as influências das mesmas no caráter participativo e democrático da educação. Não se pode falar em participação democrática sem considerar a família como força mobilizadora e co-responsável do processo educativo. Mas isso só ocorre quando rompemos com visões moralistas e preconceituosas das famílias, que impedem um trabalho dialógico e comprometido com a qualidade educacional. Esse rompimento está imbricado de um caráter político de participação, através de um redimensionamento das práticas sociais e pedagógicas, superando a visão pragmática e a-histórica da sociedade. Inclui bibliografia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1370/1014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494923886592