Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado,Cláudia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vaz,Débora Rodrigues, Almeida,Denise Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600019
Resumo: Esse estudo teve por objetivo elaborar e avaliar uma aula virtual sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa para licenciandos em enfermagem. Trata-se de pesquisa aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida em cinco fases: concepção e planejamento; desenvolvimento do conteúdo e designer instrucional; criação do material educacional, implantação no portal de aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e avaliação por juízes. A aula foi elaborada e, após avaliação, foi aprovada pelos juízes mediante ajustes e passará a integrar a disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem I do Curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da USP. Acreditamos que a proposta deste estudo privilegia a formação do licenciando e, portanto, do futuro docente de enfermagem, de forma crítica e reflexiva, tendo como um dos componentes de seu perfil a perspectiva de buscar e utilizar novos conhecimentos para o desenvolvimento de sua prática profissional.
id ABEN-1_3292fecdd41c330354513149e915f3b3
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000600019
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodleenfermagemensinoaprendizagemtecnologia educacionalEsse estudo teve por objetivo elaborar e avaliar uma aula virtual sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa para licenciandos em enfermagem. Trata-se de pesquisa aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida em cinco fases: concepção e planejamento; desenvolvimento do conteúdo e designer instrucional; criação do material educacional, implantação no portal de aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e avaliação por juízes. A aula foi elaborada e, após avaliação, foi aprovada pelos juízes mediante ajustes e passará a integrar a disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem I do Curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da USP. Acreditamos que a proposta deste estudo privilegia a formação do licenciando e, portanto, do futuro docente de enfermagem, de forma crítica e reflexiva, tendo como um dos componentes de seu perfil a perspectiva de buscar e utilizar novos conhecimentos para o desenvolvimento de sua prática profissional.Associação Brasileira de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600019Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.6 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000600019info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,CláudiaVaz,Débora RodriguesAlmeida,Denise Maria depor2012-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000600019Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2012-05-31T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
title Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
spellingShingle Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
Prado,Cláudia
enfermagem
ensino
aprendizagem
tecnologia educacional
title_short Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
title_full Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
title_fullStr Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
title_full_unstemmed Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
title_sort Teoria da aprendizagem significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma Moodle
author Prado,Cláudia
author_facet Prado,Cláudia
Vaz,Débora Rodrigues
Almeida,Denise Maria de
author_role author
author2 Vaz,Débora Rodrigues
Almeida,Denise Maria de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,Cláudia
Vaz,Débora Rodrigues
Almeida,Denise Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
ensino
aprendizagem
tecnologia educacional
topic enfermagem
ensino
aprendizagem
tecnologia educacional
description Esse estudo teve por objetivo elaborar e avaliar uma aula virtual sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa para licenciandos em enfermagem. Trata-se de pesquisa aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida em cinco fases: concepção e planejamento; desenvolvimento do conteúdo e designer instrucional; criação do material educacional, implantação no portal de aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e avaliação por juízes. A aula foi elaborada e, após avaliação, foi aprovada pelos juízes mediante ajustes e passará a integrar a disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem I do Curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da USP. Acreditamos que a proposta deste estudo privilegia a formação do licenciando e, portanto, do futuro docente de enfermagem, de forma crítica e reflexiva, tendo como um dos componentes de seu perfil a perspectiva de buscar e utilizar novos conhecimentos para o desenvolvimento de sua prática profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000600019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.6 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030817193984