Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissional
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000300451 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: analisar as percepções da equipe multiprofissional sobre a Acreditação em um hospital público. Método: pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em maio de 2014, por meio de entrevista individual gravada. Participaram 28 trabalhadores de um hospital público, Acreditado com Excelência, que responderam à questão norteadora: "Fale-me do sistema de Acreditação implantado neste hospital". As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a análise de conteúdo temática. Resultados: das falas, emergiram três categorias: Vantagens proporcionadas pela Acreditação; Hospital público acreditado assemelha-se com hospital privado e; Orgulho/satisfação por atuar em hospital público acreditado. Conclusão: os participantes percebiam a Acreditação como sistema favorável à gestão da qualidade no serviço público porque promove o desenvolvimento de competências profissionais e melhora a gestão de custos, a estrutura da organização, o gerenciamento da assistência e a percepção de orgulho/satisfação no trabalho. |
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Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissionalAcreditaçãoEquipe de Assistência ao PacienteGestão da QualidadeHospital PúblicoEnfermagemRESUMO Objetivo: analisar as percepções da equipe multiprofissional sobre a Acreditação em um hospital público. Método: pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em maio de 2014, por meio de entrevista individual gravada. Participaram 28 trabalhadores de um hospital público, Acreditado com Excelência, que responderam à questão norteadora: "Fale-me do sistema de Acreditação implantado neste hospital". As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a análise de conteúdo temática. Resultados: das falas, emergiram três categorias: Vantagens proporcionadas pela Acreditação; Hospital público acreditado assemelha-se com hospital privado e; Orgulho/satisfação por atuar em hospital público acreditado. Conclusão: os participantes percebiam a Acreditação como sistema favorável à gestão da qualidade no serviço público porque promove o desenvolvimento de competências profissionais e melhora a gestão de custos, a estrutura da organização, o gerenciamento da assistência e a percepção de orgulho/satisfação no trabalho.Associação Brasileira de Enfermagem2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000300451Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2016690306iinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamillo,Nadia Raquel SuziniOliveira,João Lucas Campos deBellucci Junior,José AparecidoCervilheri,Andressa HirataHaddad,Maria do Carmo Fernandez LourençoMatsuda,Laura Misuepor2016-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672016000300451Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2016-10-20T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
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