Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo,Nadia Raquel Suzini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,João Lucas Campos de, Bellucci Junior,José Aparecido, Cervilheri,Andressa Hirata, Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço, Matsuda,Laura Misue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000300451
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar as percepções da equipe multiprofissional sobre a Acreditação em um hospital público. Método: pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em maio de 2014, por meio de entrevista individual gravada. Participaram 28 trabalhadores de um hospital público, Acreditado com Excelência, que responderam à questão norteadora: "Fale-me do sistema de Acreditação implantado neste hospital". As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a análise de conteúdo temática. Resultados: das falas, emergiram três categorias: Vantagens proporcionadas pela Acreditação; Hospital público acreditado assemelha-se com hospital privado e; Orgulho/satisfação por atuar em hospital público acreditado. Conclusão: os participantes percebiam a Acreditação como sistema favorável à gestão da qualidade no serviço público porque promove o desenvolvimento de competências profissionais e melhora a gestão de custos, a estrutura da organização, o gerenciamento da assistência e a percepção de orgulho/satisfação no trabalho.
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