ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASOS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13822 |
Resumo: | A contínua introdução de novas tecnologias no ambiente hospitalar exige processos educacionais permanentes tanto na área técnica quanto gerencial. A qualidade dos serviços de saúde e seu contínuo aperfeiçoamento são de interesse público no qual representam um indicador do atendimento de demandas sociais e da eficiência do Estado. No setor empresarial representam um diferencial na escolha de hospitais. O objetivo da pesquisa foi descrever o processo de implantação da gestão da qualidade dos processos assistenciais, envolvendo a gestão clínica e a gestão administrativa de modo particular, para constituir um mapeamento das ações rotineiras para manter o selo de hospital acreditado. O método foi o estudo de casos múltiplos e a unidade de análise a acreditação hospitalar. Participaram cinco hospitais acreditados pela Organização Nacional de Acreditação e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação, são provenientes das cidades de Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Os resultados demonstram as melhorias obtidas, os fatores facilitadores e dificultadores do processo de acreditação nas instituições hospitalares. As evidencias investigadas levam a concluir, dentre outros, que os processos de relacionamento da instituição com o paciente; pode garantir maior segurança ao paciente e ao público interno dos hospitais, o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência tendo por base a inserção da acreditação como incremento qualitativo dos hospitais. |
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ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASOS NO BRASILGestão da QualidadeGestão HospitalarAcreditação Hospitalar.A contínua introdução de novas tecnologias no ambiente hospitalar exige processos educacionais permanentes tanto na área técnica quanto gerencial. A qualidade dos serviços de saúde e seu contínuo aperfeiçoamento são de interesse público no qual representam um indicador do atendimento de demandas sociais e da eficiência do Estado. No setor empresarial representam um diferencial na escolha de hospitais. O objetivo da pesquisa foi descrever o processo de implantação da gestão da qualidade dos processos assistenciais, envolvendo a gestão clínica e a gestão administrativa de modo particular, para constituir um mapeamento das ações rotineiras para manter o selo de hospital acreditado. O método foi o estudo de casos múltiplos e a unidade de análise a acreditação hospitalar. Participaram cinco hospitais acreditados pela Organização Nacional de Acreditação e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação, são provenientes das cidades de Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Os resultados demonstram as melhorias obtidas, os fatores facilitadores e dificultadores do processo de acreditação nas instituições hospitalares. As evidencias investigadas levam a concluir, dentre outros, que os processos de relacionamento da instituição com o paciente; pode garantir maior segurança ao paciente e ao público interno dos hospitais, o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência tendo por base a inserção da acreditação como incremento qualitativo dos hospitais.Universidade Federal da Paraíba2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de Literatura; Entrevista Controladaapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13822Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 3 n. 1 (2013); 98-1132236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13822/9325Emidio, LuciAlonso, Luiza Beth NunesFerneda, EdilsonHedler, Helga Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:11:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/13822Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:11:36Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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