A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna,Cláudia Maria de Mattos
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Pinho,Lícia Maria Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.
id ABEN-1_4a5e0e83ee4664528867f1b3f288ce30
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672002000100002
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticosdiabeteseducação em saúdeenfermagemEste artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672002000100002info:eu-repo/semantics/openAccessPenna,Cláudia Maria de MattosPinho,Lícia Maria Oliveirapor2014-06-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000100002Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
title A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
spellingShingle A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
Penna,Cláudia Maria de Mattos
diabetes
educação em saúde
enfermagem
title_short A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
title_full A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
title_fullStr A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
title_full_unstemmed A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
title_sort A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
author Penna,Cláudia Maria de Mattos
author_facet Penna,Cláudia Maria de Mattos
Pinho,Lícia Maria Oliveira
author_role author
author2 Pinho,Lícia Maria Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna,Cláudia Maria de Mattos
Pinho,Lícia Maria Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv diabetes
educação em saúde
enfermagem
topic diabetes
educação em saúde
enfermagem
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672002000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026341871616