A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde. |
id |
ABEN-1_4a5e0e83ee4664528867f1b3f288ce30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672002000100002 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticosdiabeteseducação em saúdeenfermagemEste artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672002000100002info:eu-repo/semantics/openAccessPenna,Cláudia Maria de MattosPinho,Lícia Maria Oliveirapor2014-06-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000100002Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
title |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
spellingShingle |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos Penna,Cláudia Maria de Mattos diabetes educação em saúde enfermagem |
title_short |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
title_full |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
title_fullStr |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
title_full_unstemmed |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
title_sort |
A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos |
author |
Penna,Cláudia Maria de Mattos |
author_facet |
Penna,Cláudia Maria de Mattos Pinho,Lícia Maria Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pinho,Lícia Maria Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna,Cláudia Maria de Mattos Pinho,Lícia Maria Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diabetes educação em saúde enfermagem |
topic |
diabetes educação em saúde enfermagem |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672002000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026341871616 |