Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reibnitz,Kenya Schmidt
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600013
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como se manifesta o espaço interseçor na relação pedagógica num Curso de Graduação em Enfermagem. Está fundamentado no referencial teórico de Merhy, o qual estabelece o espaço interseçor no processo de trabalho em saúde como o momento que pode propiciar a implantação de mudanças. A metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso instrumental utilizando a técnica de observação nos espaços formais do ensino. Identificamos um descompasso entre os programas instituídos e a curiosidade, reafirmando que o processo educativo precisa ser um ato cognoscente entre sujeitos, numa relação dialógica mediada pela palavra, pelas emoções e pelos objetos cognoscíveis e concluímos que a relação pedagógica instituínte representa um compromisso com a transformação das práticas em saúde.
id ABEN-1_5434da8460d6919a42a8470139817620
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672004000600013
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógicaestudantes de enfermagemaprendizagemcompetência profissionaleducaçãoEste estudo tem como objetivo compreender como se manifesta o espaço interseçor na relação pedagógica num Curso de Graduação em Enfermagem. Está fundamentado no referencial teórico de Merhy, o qual estabelece o espaço interseçor no processo de trabalho em saúde como o momento que pode propiciar a implantação de mudanças. A metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso instrumental utilizando a técnica de observação nos espaços formais do ensino. Identificamos um descompasso entre os programas instituídos e a curiosidade, reafirmando que o processo educativo precisa ser um ato cognoscente entre sujeitos, numa relação dialógica mediada pela palavra, pelas emoções e pelos objetos cognoscíveis e concluímos que a relação pedagógica instituínte representa um compromisso com a transformação das práticas em saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600013Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.6 2004reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672004000600013info:eu-repo/semantics/openAccessReibnitz,Kenya Schmidtpor2009-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672004000600013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2009-03-10T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
title Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
spellingShingle Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
Reibnitz,Kenya Schmidt
estudantes de enfermagem
aprendizagem
competência profissional
educação
title_short Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
title_full Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
title_fullStr Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
title_full_unstemmed Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
title_sort Profissional crítico-criativa em enfermagem: a construção do espaço interseçor na relação pedagógica
author Reibnitz,Kenya Schmidt
author_facet Reibnitz,Kenya Schmidt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reibnitz,Kenya Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes de enfermagem
aprendizagem
competência profissional
educação
topic estudantes de enfermagem
aprendizagem
competência profissional
educação
description Este estudo tem como objetivo compreender como se manifesta o espaço interseçor na relação pedagógica num Curso de Graduação em Enfermagem. Está fundamentado no referencial teórico de Merhy, o qual estabelece o espaço interseçor no processo de trabalho em saúde como o momento que pode propiciar a implantação de mudanças. A metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso instrumental utilizando a técnica de observação nos espaços formais do ensino. Identificamos um descompasso entre os programas instituídos e a curiosidade, reafirmando que o processo educativo precisa ser um ato cognoscente entre sujeitos, numa relação dialógica mediada pela palavra, pelas emoções e pelos objetos cognoscíveis e concluímos que a relação pedagógica instituínte representa um compromisso com a transformação das práticas em saúde.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672004000600013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.6 2004
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303027617988608