Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Nogueira,Fernanda dos Santos, Pereira,Fabíola Lima, Brunherotti,Mariana Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007
Resumo: Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.
id ABEN-1_5f1f88efb002bfbe71823bb575a7a3a5
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672002000100007
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagemassistência aos paisformação profissionalenfermagem neonatalTrata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.Associação Brasileira de Enfermagem2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672002000100007info:eu-repo/semantics/openAccessScochi,Carmen Gracinda SilvanNogueira,Fernanda dos SantosPereira,Fabíola LimaBrunherotti,Mariana Ribeiropor2014-06-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000100007Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
title Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
spellingShingle Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
assistência aos pais
formação profissional
enfermagem neonatal
title_short Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
title_full Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
title_fullStr Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
title_full_unstemmed Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
title_sort Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
author Scochi,Carmen Gracinda Silvan
author_facet Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Nogueira,Fernanda dos Santos
Pereira,Fabíola Lima
Brunherotti,Mariana Ribeiro
author_role author
author2 Nogueira,Fernanda dos Santos
Pereira,Fabíola Lima
Brunherotti,Mariana Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Nogueira,Fernanda dos Santos
Pereira,Fabíola Lima
Brunherotti,Mariana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv assistência aos pais
formação profissional
enfermagem neonatal
topic assistência aos pais
formação profissional
enfermagem neonatal
description Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672002000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026347114496