Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007 |
Resumo: | Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade. |
id |
ABEN-1_5f1f88efb002bfbe71823bb575a7a3a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672002000100007 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagemassistência aos paisformação profissionalenfermagem neonatalTrata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.Associação Brasileira de Enfermagem2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672002000100007info:eu-repo/semantics/openAccessScochi,Carmen Gracinda SilvanNogueira,Fernanda dos SantosPereira,Fabíola LimaBrunherotti,Mariana Ribeiropor2014-06-27T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000100007Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-27T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
title |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
spellingShingle |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem Scochi,Carmen Gracinda Silvan assistência aos pais formação profissional enfermagem neonatal |
title_short |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
title_full |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
title_fullStr |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
title_sort |
Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem |
author |
Scochi,Carmen Gracinda Silvan |
author_facet |
Scochi,Carmen Gracinda Silvan Nogueira,Fernanda dos Santos Pereira,Fabíola Lima Brunherotti,Mariana Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira,Fernanda dos Santos Pereira,Fabíola Lima Brunherotti,Mariana Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scochi,Carmen Gracinda Silvan Nogueira,Fernanda dos Santos Pereira,Fabíola Lima Brunherotti,Mariana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
assistência aos pais formação profissional enfermagem neonatal |
topic |
assistência aos pais formação profissional enfermagem neonatal |
description |
Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672002000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.1 2002 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026347114496 |