Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700013 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem são referenciais para o fortalecimento das mudanças na formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a saúde da população. Buscando identificar essas mudanças, este estudo teve como objetivo analisar os avanços e desafios de uma década dessas Diretrizes. Trata-se de uma pesquisa documental, em que foram analisadas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Resolução CNE/CES nº 03/2001 e a produção intelectual brasileira sobre a temática, na década 2001 a 2011. Essa produção foi buscada em periódicos científicos da área, através das bases BDENF, SciELO e LILACS. A análise ancorou-se no referencial metodológico da dialética que proporcionou o estudo do tema na sua dinamicidade, contradições e totalidade de sua inserção nas políticas públicas. Os resultados apontaram avanços no fortalecimento da mudança na educação em enfermagem, em sintonia com as políticas de educação e saúde. |
id |
ABEN-1_663c84cb27acbe52d516f924db52fe8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672013000700013 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafiosDiretrizes CurricularesEducação em EnfermagemEnfermagemAs Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem são referenciais para o fortalecimento das mudanças na formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a saúde da população. Buscando identificar essas mudanças, este estudo teve como objetivo analisar os avanços e desafios de uma década dessas Diretrizes. Trata-se de uma pesquisa documental, em que foram analisadas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Resolução CNE/CES nº 03/2001 e a produção intelectual brasileira sobre a temática, na década 2001 a 2011. Essa produção foi buscada em periódicos científicos da área, através das bases BDENF, SciELO e LILACS. A análise ancorou-se no referencial metodológico da dialética que proporcionou o estudo do tema na sua dinamicidade, contradições e totalidade de sua inserção nas políticas públicas. Os resultados apontaram avanços no fortalecimento da mudança na educação em enfermagem, em sintonia com as políticas de educação e saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700013Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.spe 2013reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672013000700013info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Josicelia DumêtRebouças,Lyra Calhaupor2013-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672013000700013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2013-09-30T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
title |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
spellingShingle |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios Fernandes,Josicelia Dumêt Diretrizes Curriculares Educação em Enfermagem Enfermagem |
title_short |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
title_full |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
title_fullStr |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
title_full_unstemmed |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
title_sort |
Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios |
author |
Fernandes,Josicelia Dumêt |
author_facet |
Fernandes,Josicelia Dumêt Rebouças,Lyra Calhau |
author_role |
author |
author2 |
Rebouças,Lyra Calhau |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Josicelia Dumêt Rebouças,Lyra Calhau |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretrizes Curriculares Educação em Enfermagem Enfermagem |
topic |
Diretrizes Curriculares Educação em Enfermagem Enfermagem |
description |
As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem são referenciais para o fortalecimento das mudanças na formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a saúde da população. Buscando identificar essas mudanças, este estudo teve como objetivo analisar os avanços e desafios de uma década dessas Diretrizes. Trata-se de uma pesquisa documental, em que foram analisadas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Resolução CNE/CES nº 03/2001 e a produção intelectual brasileira sobre a temática, na década 2001 a 2011. Essa produção foi buscada em periódicos científicos da área, através das bases BDENF, SciELO e LILACS. A análise ancorou-se no referencial metodológico da dialética que proporcionou o estudo do tema na sua dinamicidade, contradições e totalidade de sua inserção nas políticas públicas. Os resultados apontaram avanços no fortalecimento da mudança na educação em enfermagem, em sintonia com as políticas de educação e saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672013000700013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.spe 2013 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303031842701312 |