Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Josicelia Dumêt
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ferreira,Silvia Lucia, Torre,Maristela P. S. La, Rosa,Darci De Oliveira Santa, Costa,Heloniza O. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400017
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do Projeto Pedagógico da Escola de Enfermagem da UFBA. A socialização dessa experiência pretende contribuir com outras instituições de ensino de enfermagem que, para atender às novas DCENF, passarão a vivenciar processos semelhantes ou que, no momento, passam pelo mesmo processo. O artigo traz alguns antecedentes e a fundamentação legal da mudança, apresentando os pressupostos que norteiam a atual proposta, bem como a organização curricular, os principais desafios e algumas estratégias de superação dos mesmos . Embora sejam apontados alguns aspectos que precisam de aprofundamento por parte do corpo docente, como a transversalidade de conteúdos, a gestão acadêmica, o processo de avaliação e a operacionalização da proposta, as autoras concluem que o debate não se esgota neste momento. Por se tratar de um processo dinâmico em construção, outros desafios poderão surgir exigindo novas estratégias para seu (re) direcionamento.
id ABEN-1_68e568d010d9c188141ae7a3acb36938
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672003000400017
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da BahiaDiretrizes CurricularesEnfermagemProjeto PedagógicoEste artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do Projeto Pedagógico da Escola de Enfermagem da UFBA. A socialização dessa experiência pretende contribuir com outras instituições de ensino de enfermagem que, para atender às novas DCENF, passarão a vivenciar processos semelhantes ou que, no momento, passam pelo mesmo processo. O artigo traz alguns antecedentes e a fundamentação legal da mudança, apresentando os pressupostos que norteiam a atual proposta, bem como a organização curricular, os principais desafios e algumas estratégias de superação dos mesmos . Embora sejam apontados alguns aspectos que precisam de aprofundamento por parte do corpo docente, como a transversalidade de conteúdos, a gestão acadêmica, o processo de avaliação e a operacionalização da proposta, as autoras concluem que o debate não se esgota neste momento. Por se tratar de um processo dinâmico em construção, outros desafios poderão surgir exigindo novas estratégias para seu (re) direcionamento.Associação Brasileira de Enfermagem2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400017Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672003000400017info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Josicelia DumêtFerreira,Silvia LuciaTorre,Maristela P. S. LaRosa,Darci De Oliveira SantaCosta,Heloniza O. G.por2011-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672003000400017Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-09-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
title Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
spellingShingle Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
Fernandes,Josicelia Dumêt
Diretrizes Curriculares
Enfermagem
Projeto Pedagógico
title_short Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
title_full Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
title_fullStr Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
title_full_unstemmed Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
title_sort Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia
author Fernandes,Josicelia Dumêt
author_facet Fernandes,Josicelia Dumêt
Ferreira,Silvia Lucia
Torre,Maristela P. S. La
Rosa,Darci De Oliveira Santa
Costa,Heloniza O. G.
author_role author
author2 Ferreira,Silvia Lucia
Torre,Maristela P. S. La
Rosa,Darci De Oliveira Santa
Costa,Heloniza O. G.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Josicelia Dumêt
Ferreira,Silvia Lucia
Torre,Maristela P. S. La
Rosa,Darci De Oliveira Santa
Costa,Heloniza O. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares
Enfermagem
Projeto Pedagógico
topic Diretrizes Curriculares
Enfermagem
Projeto Pedagógico
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do Projeto Pedagógico da Escola de Enfermagem da UFBA. A socialização dessa experiência pretende contribuir com outras instituições de ensino de enfermagem que, para atender às novas DCENF, passarão a vivenciar processos semelhantes ou que, no momento, passam pelo mesmo processo. O artigo traz alguns antecedentes e a fundamentação legal da mudança, apresentando os pressupostos que norteiam a atual proposta, bem como a organização curricular, os principais desafios e algumas estratégias de superação dos mesmos . Embora sejam apontados alguns aspectos que precisam de aprofundamento por parte do corpo docente, como a transversalidade de conteúdos, a gestão acadêmica, o processo de avaliação e a operacionalização da proposta, as autoras concluem que o debate não se esgota neste momento. Por se tratar de um processo dinâmico em construção, outros desafios poderão surgir exigindo novas estratégias para seu (re) direcionamento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672003000400017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026967871488