Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500906 |
Resumo: | RESUMOObjetivo:identificar componentes fundamentais da teoria social de aprendizagem numa ferramenta computacional para auxílio ao ensino do processo de raciocínio para elaboração do diagnóstico de enfermagem.Método:estudo qualitativo que analisou o discurso, coletado por meio de grupo focal, de 18 professores e estudantes de duas escolas de enfermagem brasileiras.Resultados:os temas foram agrupados em quatro categorias relacionadas aos componentes da teoria e em 13 subcategorias.Conclusão: o significado da aprendizagem pode ser ampliado pela didática do professor e evidenciado pela relação entre a sistematização e o raciocínio; para aprender fazendo são necessários pré-requisitos e um processo de motivação e capacitação, que também é inerente à aprendizagem pela formação de identidade no grupo; no sentimento de pertencimento a um determinado grupo tornaram-se visíveis aspectos relacionados à profissão em detrimento do pertencimento a uma comunidade de prática de aprendizagem. |
id |
ABEN-1_8031e055f44e92fb8ffba0f9adbf68e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672015000500906 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na EnfermagemPesquisa em Educação de EnfermagemProcessos de EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemInformática em EnfermagemRESUMOObjetivo:identificar componentes fundamentais da teoria social de aprendizagem numa ferramenta computacional para auxílio ao ensino do processo de raciocínio para elaboração do diagnóstico de enfermagem.Método:estudo qualitativo que analisou o discurso, coletado por meio de grupo focal, de 18 professores e estudantes de duas escolas de enfermagem brasileiras.Resultados:os temas foram agrupados em quatro categorias relacionadas aos componentes da teoria e em 13 subcategorias.Conclusão: o significado da aprendizagem pode ser ampliado pela didática do professor e evidenciado pela relação entre a sistematização e o raciocínio; para aprender fazendo são necessários pré-requisitos e um processo de motivação e capacitação, que também é inerente à aprendizagem pela formação de identidade no grupo; no sentimento de pertencimento a um determinado grupo tornaram-se visíveis aspectos relacionados à profissão em detrimento do pertencimento a uma comunidade de prática de aprendizagem.Associação Brasileira de Enfermagem2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500906Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.5 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680520iinfo:eu-repo/semantics/openAccessCubas,Marcia ReginaCosta,Elaine Cristina Rodrigues daMalucelli,AndreiaNichiata,Lucia Yasuko IzumiEnembreck,Fabiane Santospor2015-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000500906Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-10-26T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
title |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
spellingShingle |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem Cubas,Marcia Regina Pesquisa em Educação de Enfermagem Processos de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Informática em Enfermagem |
title_short |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
title_full |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
title_fullStr |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
title_sort |
Componentes da teoria social de aprendizagem numa ferramenta para ensino na Enfermagem |
author |
Cubas,Marcia Regina |
author_facet |
Cubas,Marcia Regina Costa,Elaine Cristina Rodrigues da Malucelli,Andreia Nichiata,Lucia Yasuko Izumi Enembreck,Fabiane Santos |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Elaine Cristina Rodrigues da Malucelli,Andreia Nichiata,Lucia Yasuko Izumi Enembreck,Fabiane Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cubas,Marcia Regina Costa,Elaine Cristina Rodrigues da Malucelli,Andreia Nichiata,Lucia Yasuko Izumi Enembreck,Fabiane Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação de Enfermagem Processos de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Informática em Enfermagem |
topic |
Pesquisa em Educação de Enfermagem Processos de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Informática em Enfermagem |
description |
RESUMOObjetivo:identificar componentes fundamentais da teoria social de aprendizagem numa ferramenta computacional para auxílio ao ensino do processo de raciocínio para elaboração do diagnóstico de enfermagem.Método:estudo qualitativo que analisou o discurso, coletado por meio de grupo focal, de 18 professores e estudantes de duas escolas de enfermagem brasileiras.Resultados:os temas foram agrupados em quatro categorias relacionadas aos componentes da teoria e em 13 subcategorias.Conclusão: o significado da aprendizagem pode ser ampliado pela didática do professor e evidenciado pela relação entre a sistematização e o raciocínio; para aprender fazendo são necessários pré-requisitos e um processo de motivação e capacitação, que também é inerente à aprendizagem pela formação de identidade no grupo; no sentimento de pertencimento a um determinado grupo tornaram-se visíveis aspectos relacionados à profissão em detrimento do pertencimento a uma comunidade de prática de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500906 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167.2015680520i |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.5 2015 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303032635424768 |