Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leonel, Luciano César Pereira Campos, Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e, Lucchese, Roselma, Fernandes, Carla Natalina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197
Resumo: O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa.
id UFC-16_6e987b844c19e0082b965e1f849dc36d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3197
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em EnfermagemEducação em EnfermagemDocentes de EnfermagemEstudantes de EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemPesquisa em Educação de Enfermagem.O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa.Universidade Federal do Ceará2014-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197Rev Rene; Vol 15 No 3 (2014)Rev Rene; v. 15 n. 3 (2014)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197/2456Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriella Cristine Guerra deLeonel, Luciano César Pereira CamposSouza, Maria Conceição Bernardo de Mello eLucchese, RoselmaFernandes, Carla Natalina da Silva2018-12-10T19:19:06Zoai:periodicos.ufc:article/3197Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-10T19:19:06Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
title Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
spellingShingle Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de
Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem.
title_short Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
title_full Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
title_fullStr Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
title_full_unstemmed Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
title_sort Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
author Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de
author_facet Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de
Leonel, Luciano César Pereira Campos
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Lucchese, Roselma
Fernandes, Carla Natalina da Silva
author_role author
author2 Leonel, Luciano César Pereira Campos
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Lucchese, Roselma
Fernandes, Carla Natalina da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de
Leonel, Luciano César Pereira Campos
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Lucchese, Roselma
Fernandes, Carla Natalina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem.
topic Educação em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem.
description O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197/2456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 15 No 3 (2014)
Rev Rene; v. 15 n. 3 (2014)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174726593871872