As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kantorski,Luciane Prado
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Silva,Graciette Borges da, Silva,Emilia Nalva Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003
Resumo: Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial.
id ABEN-1_9cb2b07f9900acc1c0fea47d708dd777
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672001000300003
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mentalensinoenfermagem psiquiátricasaúde mentalEste trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial.Associação Brasileira de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672001000300003info:eu-repo/semantics/openAccessKantorski,Luciane PradoSilva,Graciette Borges daSilva,Emilia Nalva Ferreira dapor2014-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672001000300003Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-08-14T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
title As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
spellingShingle As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
Kantorski,Luciane Prado
ensino
enfermagem psiquiátrica
saúde mental
title_short As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
title_full As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
title_fullStr As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
title_full_unstemmed As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
title_sort As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
author Kantorski,Luciane Prado
author_facet Kantorski,Luciane Prado
Silva,Graciette Borges da
Silva,Emilia Nalva Ferreira da
author_role author
author2 Silva,Graciette Borges da
Silva,Emilia Nalva Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kantorski,Luciane Prado
Silva,Graciette Borges da
Silva,Emilia Nalva Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
enfermagem psiquiátrica
saúde mental
topic ensino
enfermagem psiquiátrica
saúde mental
description Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672001000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026305171456