As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003 |
Resumo: | Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial. |
id |
ABEN-1_9cb2b07f9900acc1c0fea47d708dd777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672001000300003 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mentalensinoenfermagem psiquiátricasaúde mentalEste trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial.Associação Brasileira de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672001000300003info:eu-repo/semantics/openAccessKantorski,Luciane PradoSilva,Graciette Borges daSilva,Emilia Nalva Ferreira dapor2014-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672001000300003Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-08-14T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
title |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
spellingShingle |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental Kantorski,Luciane Prado ensino enfermagem psiquiátrica saúde mental |
title_short |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
title_full |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
title_fullStr |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
title_full_unstemmed |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
title_sort |
As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental |
author |
Kantorski,Luciane Prado |
author_facet |
Kantorski,Luciane Prado Silva,Graciette Borges da Silva,Emilia Nalva Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Graciette Borges da Silva,Emilia Nalva Ferreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kantorski,Luciane Prado Silva,Graciette Borges da Silva,Emilia Nalva Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino enfermagem psiquiátrica saúde mental |
topic |
ensino enfermagem psiquiátrica saúde mental |
description |
Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672001000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026305171456 |