Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maria Josefina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sousa,Eliane Miranda de, Freitas,Cibelly Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200015
Resumo: Este trabalho objetivou analisar Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos três Cursos de Enfermagem mais antigos do Ceará, demonstrando como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem se expressam neles, e as transformações ocorridas na Enfermagem como profissão no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual se observou a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem na formação de profissionais para atuar na Atenção Básica. Do estudo concluiu-se que os PPP analisados se preocupam com a formação voltada às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, mas que duas das Universidades em questão possuem um currículo mais voltado aos princípios da Atenção Básica e apenas uma delas traz a proposta da integralidade curricular, aspecto que contribui para discussões na área da educação ao considerar a formação do profissional para o Sistema Único de Saúde.
id ABEN-1_a0788910f79e2cfe62e43836ef32346c
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000200015
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básicaEnfermagemAtenção Primária à SaúdeEnsinoEste trabalho objetivou analisar Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos três Cursos de Enfermagem mais antigos do Ceará, demonstrando como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem se expressam neles, e as transformações ocorridas na Enfermagem como profissão no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual se observou a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem na formação de profissionais para atuar na Atenção Básica. Do estudo concluiu-se que os PPP analisados se preocupam com a formação voltada às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, mas que duas das Universidades em questão possuem um currículo mais voltado aos princípios da Atenção Básica e apenas uma delas traz a proposta da integralidade curricular, aspecto que contribui para discussões na área da educação ao considerar a formação do profissional para o Sistema Único de Saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200015Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000200015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria JosefinaSousa,Eliane Miranda deFreitas,Cibelly Limapor2011-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000200015Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-06-30T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
title Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
spellingShingle Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
Silva,Maria Josefina
Enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Ensino
title_short Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
title_full Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
title_fullStr Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
title_full_unstemmed Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
title_sort Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica
author Silva,Maria Josefina
author_facet Silva,Maria Josefina
Sousa,Eliane Miranda de
Freitas,Cibelly Lima
author_role author
author2 Sousa,Eliane Miranda de
Freitas,Cibelly Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maria Josefina
Sousa,Eliane Miranda de
Freitas,Cibelly Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Ensino
topic Enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Ensino
description Este trabalho objetivou analisar Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos três Cursos de Enfermagem mais antigos do Ceará, demonstrando como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem se expressam neles, e as transformações ocorridas na Enfermagem como profissão no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual se observou a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem na formação de profissionais para atuar na Atenção Básica. Do estudo concluiu-se que os PPP analisados se preocupam com a formação voltada às Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, mas que duas das Universidades em questão possuem um currículo mais voltado aos princípios da Atenção Básica e apenas uma delas traz a proposta da integralidade curricular, aspecto que contribui para discussões na área da educação ao considerar a formação do profissional para o Sistema Único de Saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030451240960