Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos

Bibliographic Details
Main Author: Ramos, Thiago Magela
Publication Date: 2018
Other Authors: Rennó, Heloíza Maria Siqueira
Format: Article
Language: por
Source: Revista Gaúcha de Enfermagem
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503
Summary: Objetivo: Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais apartir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúdeda Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise doProjeto Pedagógico.Método: Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residênciaem Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 ejulho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas eanalisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análisedocumental do Projeto Pedagógico.Resultados: Duas categorias emergiram: “Perfil profissional para a aquisição decompetências e habilidades” e “Fatores influentes para o desenvolvimento das competências ehabilidades”.Considerações finais: Os egressos reconheceram a importância da Residência em seusprocessos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relaçõesinterpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competênciaAdministração/Gerenciamento.Palavras-chave: Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.
id UFRGS-15_e0b1379b5073e7e1853cb928cfce20a6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/85503
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressosEnfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.Objetivo: Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais apartir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúdeda Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise doProjeto Pedagógico.Método: Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residênciaem Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 ejulho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas eanalisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análisedocumental do Projeto Pedagógico.Resultados: Duas categorias emergiram: “Perfil profissional para a aquisição decompetências e habilidades” e “Fatores influentes para o desenvolvimento das competências ehabilidades”.Considerações finais: Os egressos reconheceram a importância da Residência em seusprocessos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relaçõesinterpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competênciaAdministração/Gerenciamento.Palavras-chave: Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.Escola de Enfermagem da UFRGS2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503/49164https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503/49165Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Thiago MagelaRennó, Heloíza Maria Siqueira2018-08-24T17:57:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/85503Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-08-24T17:57:52Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
title Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
spellingShingle Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
Ramos, Thiago Magela
Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.
title_short Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
title_full Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
title_fullStr Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
title_full_unstemmed Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
title_sort Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos
author Ramos, Thiago Magela
author_facet Ramos, Thiago Magela
Rennó, Heloíza Maria Siqueira
author_role author
author2 Rennó, Heloíza Maria Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Thiago Magela
Rennó, Heloíza Maria Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.
topic Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.
description Objetivo: Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais apartir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúdeda Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise doProjeto Pedagógico.Método: Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residênciaem Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 ejulho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas eanalisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análisedocumental do Projeto Pedagógico.Resultados: Duas categorias emergiram: “Perfil profissional para a aquisição decompetências e habilidades” e “Fatores influentes para o desenvolvimento das competências ehabilidades”.Considerações finais: Os egressos reconheceram a importância da Residência em seusprocessos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relaçõesinterpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competênciaAdministração/Gerenciamento.Palavras-chave: Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503/49164
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85503/49165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 39 (2018)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 39 (2018)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766338696118272