Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar os sentimentos dos estudantes do Curso de Enfermagem nos primeiros contatos com o paciente. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados. Quarenta e um estudantes participaram do estudo e responderam a um questionário de três perguntas abertas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, sentimentos relacionados ao paciente e ao curso; apenas 36,8% dos relatos apresentaram sentimentos positivos. Este estudo contribui para refletir sobre os planos de ensino propostos, as consequências negativas e a importância de reforço das experiências positivas, favorecendo ao aluno ser mais confiante, sentir-se útil, e compromissado com a futura profissão. |
id |
ABEN-1_a59995402d6561faa8e878bb5513ac5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672011000200019 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientesEstudantes de enfermagemEstágio clínicoEmoçõesO objetivo do estudo foi identificar os sentimentos dos estudantes do Curso de Enfermagem nos primeiros contatos com o paciente. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados. Quarenta e um estudantes participaram do estudo e responderam a um questionário de três perguntas abertas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, sentimentos relacionados ao paciente e ao curso; apenas 36,8% dos relatos apresentaram sentimentos positivos. Este estudo contribui para refletir sobre os planos de ensino propostos, as consequências negativas e a importância de reforço das experiências positivas, favorecendo ao aluno ser mais confiante, sentir-se útil, e compromissado com a futura profissão.Associação Brasileira de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000200019info:eu-repo/semantics/openAccessPerbone,Janaína GomesCarvalho,Emília Campos depor2011-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000200019Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-06-30T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
title |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
spellingShingle |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes Perbone,Janaína Gomes Estudantes de enfermagem Estágio clínico Emoções |
title_short |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
title_full |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
title_fullStr |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
title_full_unstemmed |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
title_sort |
Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes |
author |
Perbone,Janaína Gomes |
author_facet |
Perbone,Janaína Gomes Carvalho,Emília Campos de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Emília Campos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perbone,Janaína Gomes Carvalho,Emília Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem Estágio clínico Emoções |
topic |
Estudantes de enfermagem Estágio clínico Emoções |
description |
O objetivo do estudo foi identificar os sentimentos dos estudantes do Curso de Enfermagem nos primeiros contatos com o paciente. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados. Quarenta e um estudantes participaram do estudo e responderam a um questionário de três perguntas abertas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, sentimentos relacionados ao paciente e ao curso; apenas 36,8% dos relatos apresentaram sentimentos positivos. Este estudo contribui para refletir sobre os planos de ensino propostos, as consequências negativas e a importância de reforço das experiências positivas, favorecendo ao aluno ser mais confiante, sentir-se útil, e compromissado com a futura profissão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672011000200019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030455435264 |