Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perbone,Janaína Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho,Emília Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar os sentimentos dos estudantes do Curso de Enfermagem nos primeiros contatos com o paciente. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados. Quarenta e um estudantes participaram do estudo e responderam a um questionário de três perguntas abertas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, sentimentos relacionados ao paciente e ao curso; apenas 36,8% dos relatos apresentaram sentimentos positivos. Este estudo contribui para refletir sobre os planos de ensino propostos, as consequências negativas e a importância de reforço das experiências positivas, favorecendo ao aluno ser mais confiante, sentir-se útil, e compromissado com a futura profissão.
id ABEN-1_a59995402d6561faa8e878bb5513ac5b
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000200019
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientesEstudantes de enfermagemEstágio clínicoEmoçõesO objetivo do estudo foi identificar os sentimentos dos estudantes do Curso de Enfermagem nos primeiros contatos com o paciente. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados. Quarenta e um estudantes participaram do estudo e responderam a um questionário de três perguntas abertas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, sentimentos relacionados ao paciente e ao curso; apenas 36,8% dos relatos apresentaram sentimentos positivos. Este estudo contribui para refletir sobre os planos de ensino propostos, as consequências negativas e a importância de reforço das experiências positivas, favorecendo ao aluno ser mais confiante, sentir-se útil, e compromissado com a futura profissão.Associação Brasileira de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000200019info:eu-repo/semantics/openAccessPerbone,Janaína GomesCarvalho,Emília Campos depor2011-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000200019Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-06-30T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
title Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
spellingShingle Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
Perbone,Janaína Gomes
Estudantes de enfermagem
Estágio clínico
Emoções
title_short Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
title_full Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
title_fullStr Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
title_full_unstemmed Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
title_sort Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes
author Perbone,Janaína Gomes
author_facet Perbone,Janaína Gomes
Carvalho,Emília Campos de
author_role author
author2 Carvalho,Emília Campos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perbone,Janaína Gomes
Carvalho,Emília Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Estágio clínico
Emoções
topic Estudantes de enfermagem
Estágio clínico
Emoções
description O objetivo do estudo foi identificar os sentimentos dos estudantes do Curso de Enfermagem nos primeiros contatos com o paciente. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados. Quarenta e um estudantes participaram do estudo e responderam a um questionário de três perguntas abertas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, sentimentos relacionados ao paciente e ao curso; apenas 36,8% dos relatos apresentaram sentimentos positivos. Este estudo contribui para refletir sobre os planos de ensino propostos, as consequências negativas e a importância de reforço das experiências positivas, favorecendo ao aluno ser mais confiante, sentir-se útil, e compromissado com a futura profissão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030455435264