Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029 |
Resumo: | O ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais. |
id |
ABEN-1_c4c9566039fe506d4415f9d84967d5f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672011000200029 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagemÉticaBioéticaCurrículoEnfermagemO ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais.Associação Brasileira de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000200029info:eu-repo/semantics/openAccessPessalacia,Juliana Dias ReisOliveira,Valéria Conceição deRennó,Heloíza Maria SiqueiraGuimarães,Eliete Albano de Azevedopor2011-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000200029Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-06-30T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
title |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem Pessalacia,Juliana Dias Reis Ética Bioética Currículo Enfermagem |
title_short |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
title_full |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
title_sort |
Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem |
author |
Pessalacia,Juliana Dias Reis |
author_facet |
Pessalacia,Juliana Dias Reis Oliveira,Valéria Conceição de Rennó,Heloíza Maria Siqueira Guimarães,Eliete Albano de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Valéria Conceição de Rennó,Heloíza Maria Siqueira Guimarães,Eliete Albano de Azevedo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessalacia,Juliana Dias Reis Oliveira,Valéria Conceição de Rennó,Heloíza Maria Siqueira Guimarães,Eliete Albano de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Bioética Currículo Enfermagem |
topic |
Ética Bioética Currículo Enfermagem |
description |
O ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672011000200029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030469066752 |