Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessalacia,Juliana Dias Reis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira,Valéria Conceição de, Rennó,Heloíza Maria Siqueira, Guimarães,Eliete Albano de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029
Resumo: O ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais.
id ABEN-1_c4c9566039fe506d4415f9d84967d5f1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000200029
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagemÉticaBioéticaCurrículoEnfermagemO ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais.Associação Brasileira de Enfermagem2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000200029info:eu-repo/semantics/openAccessPessalacia,Juliana Dias ReisOliveira,Valéria Conceição deRennó,Heloíza Maria SiqueiraGuimarães,Eliete Albano de Azevedopor2011-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000200029Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-06-30T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
title Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
spellingShingle Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
Pessalacia,Juliana Dias Reis
Ética
Bioética
Currículo
Enfermagem
title_short Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
title_full Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
title_fullStr Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
title_sort Perspectivas do ensino de bioética na graduação em enfermagem
author Pessalacia,Juliana Dias Reis
author_facet Pessalacia,Juliana Dias Reis
Oliveira,Valéria Conceição de
Rennó,Heloíza Maria Siqueira
Guimarães,Eliete Albano de Azevedo
author_role author
author2 Oliveira,Valéria Conceição de
Rennó,Heloíza Maria Siqueira
Guimarães,Eliete Albano de Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessalacia,Juliana Dias Reis
Oliveira,Valéria Conceição de
Rennó,Heloíza Maria Siqueira
Guimarães,Eliete Albano de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Bioética
Currículo
Enfermagem
topic Ética
Bioética
Currículo
Enfermagem
description O ensino de ética e bioética nas escolas de enfermagem no Brasil tem apresentado abordagens estritamente conceituais e deontológicas, que frequentemente guardam pouca relação com as futuras práticas profissionais. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar um relato de experiência sobre a proposta de inserção do ensino de ética e bioética no currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, Brasil. Os resultados encontrados demonstram que o conteúdo encontra-se disposto em todas as unidades curriculares do curso de forma a abranger as situações dilemáticas na prática do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. Além disso, tal abordagem propicia ao aluno o desenvolvimento de atitudes autônomas e reflexivas, confrontando cultura e valores com os aspectos biopsicossociais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000200029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.2 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030469066752