Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Miriam de Abreu
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011
Resumo: Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.
id ABEN-1_d6fde5229da20034697e2897a27414ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672002000400011
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagemmetacogniçãoensino de enfermagemprocesso ensino-aprendizagemauto-conscientizaçãoatividade reflexivaTrata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.Associação Brasileira de Enfermagem2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.4 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.5935/0034-7167.20020091info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Miriam de Abreupor2014-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000400011Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-24T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
title Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
spellingShingle Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
Almeida,Miriam de Abreu
metacognição
ensino de enfermagem
processo ensino-aprendizagem
auto-conscientização
atividade reflexiva
title_short Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
title_full Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
title_fullStr Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
title_sort Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
author Almeida,Miriam de Abreu
author_facet Almeida,Miriam de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Miriam de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv metacognição
ensino de enfermagem
processo ensino-aprendizagem
auto-conscientização
atividade reflexiva
topic metacognição
ensino de enfermagem
processo ensino-aprendizagem
auto-conscientização
atividade reflexiva
description Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7167.20020091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.4 2002
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026614501376