Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem. |
id |
ABEN-1_d6fde5229da20034697e2897a27414ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672002000400011 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagemmetacogniçãoensino de enfermagemprocesso ensino-aprendizagemauto-conscientizaçãoatividade reflexivaTrata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.Associação Brasileira de Enfermagem2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.4 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.5935/0034-7167.20020091info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Miriam de Abreupor2014-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000400011Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-24T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
title |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem Almeida,Miriam de Abreu metacognição ensino de enfermagem processo ensino-aprendizagem auto-conscientização atividade reflexiva |
title_short |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
title_full |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
title_sort |
Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem |
author |
Almeida,Miriam de Abreu |
author_facet |
Almeida,Miriam de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Miriam de Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metacognição ensino de enfermagem processo ensino-aprendizagem auto-conscientização atividade reflexiva |
topic |
metacognição ensino de enfermagem processo ensino-aprendizagem auto-conscientização atividade reflexiva |
description |
Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibiiidade(s) de aplicação de estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem, A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. Sâo relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7167.20020091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.4 2002 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026614501376 |