Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busnello,Fernanda de Bastani
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jou,Graciela Inchausti de, Sperb,Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200013
Resumo: Pesquisas proporcionaram evidências importantes sobre a relação entre estratégias específicas de estudo e um alto desempenho escolar. O objetivo desta investigação é elaborar e avaliar um curso de capacitação para professores de ensino fundamental, com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas, metacognitivas e motivacionais para a aprendizagem em seus alunos. Utilizou-se um delineamento pré e pós-teste. Participaram 10 professores de 5ª série e 54 alunos. Os instrumentos utilizados junto aos alunos foram o Raven, a Escala de Avaliação para Motivação para Aprender, a Escala de Estratégias de Aprendizagem e o Teste de Desempenho Escolar. Para os professores, foram utilizados o Questionário Metacognitivo e um questionário de autoavaliação. Nas análises intra e entre grupos, os resultados mostraram o efeito tempo para a maioria das variáveis e o efeito grupo apenas para a variável estratégias de aprendizagem. Conclui-se que os professores podem atuar explicitamente como mediadores no desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas de aprendizagem.
id UFRGS-5_da537ef2acc6d040d479f35164081a97
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000200013
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamentalCogniçãometacogniçãoensino-aprendizagemPesquisas proporcionaram evidências importantes sobre a relação entre estratégias específicas de estudo e um alto desempenho escolar. O objetivo desta investigação é elaborar e avaliar um curso de capacitação para professores de ensino fundamental, com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas, metacognitivas e motivacionais para a aprendizagem em seus alunos. Utilizou-se um delineamento pré e pós-teste. Participaram 10 professores de 5ª série e 54 alunos. Os instrumentos utilizados junto aos alunos foram o Raven, a Escala de Avaliação para Motivação para Aprender, a Escala de Estratégias de Aprendizagem e o Teste de Desempenho Escolar. Para os professores, foram utilizados o Questionário Metacognitivo e um questionário de autoavaliação. Nas análises intra e entre grupos, os resultados mostraram o efeito tempo para a maioria das variáveis e o efeito grupo apenas para a variável estratégias de aprendizagem. Conclui-se que os professores podem atuar explicitamente como mediadores no desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas de aprendizagem.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200013Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.2 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBusnello,Fernanda de BastaniJou,Graciela Inchausti deSperb,Tânia Mariapor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
title Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
Busnello,Fernanda de Bastani
Cognição
metacognição
ensino-aprendizagem
title_short Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
title_full Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
title_sort Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental
author Busnello,Fernanda de Bastani
author_facet Busnello,Fernanda de Bastani
Jou,Graciela Inchausti de
Sperb,Tânia Maria
author_role author
author2 Jou,Graciela Inchausti de
Sperb,Tânia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busnello,Fernanda de Bastani
Jou,Graciela Inchausti de
Sperb,Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
metacognição
ensino-aprendizagem
topic Cognição
metacognição
ensino-aprendizagem
description Pesquisas proporcionaram evidências importantes sobre a relação entre estratégias específicas de estudo e um alto desempenho escolar. O objetivo desta investigação é elaborar e avaliar um curso de capacitação para professores de ensino fundamental, com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas, metacognitivas e motivacionais para a aprendizagem em seus alunos. Utilizou-se um delineamento pré e pós-teste. Participaram 10 professores de 5ª série e 54 alunos. Os instrumentos utilizados junto aos alunos foram o Raven, a Escala de Avaliação para Motivação para Aprender, a Escala de Estratégias de Aprendizagem e o Teste de Desempenho Escolar. Para os professores, foram utilizados o Questionário Metacognitivo e um questionário de autoavaliação. Nas análises intra e entre grupos, os resultados mostraram o efeito tempo para a maioria das variáveis e o efeito grupo apenas para a variável estratégias de aprendizagem. Conclui-se que os professores podem atuar explicitamente como mediadores no desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.2 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864857792512